Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, proíbe uso de celular em sala de aula

Iniciativa segue relatório da Unesco, que identificou malefícios causados pelo uso dos aparelhos em sala de aula, entre eles estão o comprometimento da atenção e instabilidade emocional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Wikimapia/Denis Gahyva

O decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro que proíbe o uso de celulares por alunos no ambiente escolar começa a ser seguido por escolas particulares da cidade. Durante a reunião do seu Conselho Pedagógico, em dezembro dano passado, o Colégio São Vicente de Paulo, localizado no Cosme Velho, decidiu adotar a mesma medida a partir de 2024.

A iniciativa do tradicional colégio da Zona Sul, fundado em 1959,  foi baseada no relatório de monitoramento global da educação de 2023, da UNESCO, o qual verificou que o uso de telefones celulares no ambiente escolar compromete a curiosidade, o bem-estar e a estabilidade emocional dos alunos, gerando casos de ansiedade e diagnósticos de depressão.

“A maioria das questões de descumprimento das normas disciplinares institucionais nas salas de aula, pelos estudantes, advém do uso indevido de aparelhos celulares, smartwatches e tablets. A partir de agora, caberá ao próprio estudante depositar o aparelho celular e demais dispositivos eletrônicos em espaço específico, estabelecido pela escola, desligado ou ligado em modo silencioso e sem vibração. Eles serão retirados após as atividades ou entre os turnos”, esclareceu o coordenador acadêmico do São Vicente, André Chaves, acrescentando que a medida foi bem-aceita por pais e professores: “Os familiares reagiram muito bem. Tivemos inúmeras mensagens, parabenizando o colégio. A aprovação dos docentes também foi praticamente integral”, disse o coordenador, que reforçou a necessidade do apoio da comunidade educativa à ação, para que os alunos aprendam a conviver e construir relações.

Prefeitura do Rio amplia decreto nas escolas públicas municipais

Advertisement

Desde 2023, o uso de celulares está proibido na rede municipal de ensino. O novo decreto da Prefeitura apenas ampliou a proibição para o uso dos aparelhos no recreio e nos intervalos das aulas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, proíbe uso de celular em sala de aula
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui