O Colégio Vicentino da Imaculada Conceição, localizado em Botafogo, na Zona Sul da capital, inaugurou no último sábado (29), o Museu das Filhas da Caridade, para homenagear todas as irmãs que contribuíram para a construção da unidade educacional e para formação acadêmica, moral e espiritual de centenas de gerações de alunos ao longo dos 170 anos de atuação no Brasil.
A solenidade contou com as presenças de membros da comunidade educativa do colégio, bem como de religiosos. Entre eles estava a Visitadora, Ir. Selma Aparecida dos Santos, além de outras irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Em seu discurso de abertura, a diretora pedagógica, Ir. Maria da Penha Andreon, FC, saudou acolhedoramente famílias, colaboradores e amigos presentes.
“O Núcleo do Museu que hoje inauguramos, faz parte de uma Instituição que celebra 170 anos a serviço da Educação, guiada pelos Valores do Evangelho e pelo Carisma de São Vicente e Santa Luísa. Lembramos que ele é uma extensão do Museu das Filhas da Caridade, na Cúria Provincial, situada a Rua Dr. Satamini, 333 e aberto à visitação de todos”, disse a Ir. Maria da Penha, lembrando que o Museu das Filhas da Caridade representa a corporificação dos esforços e compromisso missionário das irmãs e de todas as pessoas que passaram pela instituição, que, por meio da Fé e do Sacrifício, impactaram não só a comunidade escolar, mas também o Rio de Janeiro através da formação dos seus alunos.
“Cada memória aqui guardada, reflete a Missão Vicentina de acolher, educar e transformar vidas. Esse memorial, nos convida a olhar para o passado com gratidão, para o presente com responsabilidade e para o futuro, com esperança. Que a inspiração e os ensinamentos dos nossos Fundadores e educadores nos fortaleçam para os desafios que ainda virão, renovando nosso compromisso com uma educação centrada no ser humano, na solidariedade e no amor ao próximo. Que este memorial sirva de farol, iluminando o caminho de novas gerações que passarão por este Colégio”, afirmou emocionada a diretora pedagógica da instituição, Ir. Maria da Penha Andreon.
Coube à Ir. SelmaAparecida dos Santos, Visitadora das Filhas da Caridade, o descerramento da placa comemorativa do Museu. Presente ao evento, o Cônego Marcos William Bernardo, Pároco da Basílica da Imaculada Conceição e representante do Cardeal D. Orani Tempesta na solenidade, deu as boas-vindas aos presentes e destacou o reconhecimento por parte da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro da atuação da Filhas da Caridade no Brasil, desde a cidade de Mariana (MG) até o bairro de Botafogo.
Também presente à solenidade, o Cônego Marcos Wiilian, ressaltou que o Museu evidencia a visão educativa da Companhia, além de reforçar que educação e a cultura caminham sempre juntas. O Cônego ressaltou ainda que a presença Missionária e Pastoral das Irmãs impacta formativamente a cultura vivida no bairro de Botafogo.
O sacerdote enalteceu a presença de estudantes no evento, afirmando que eles não só fizeram parte de um momento marcante da história do Colégio, como também passaram a integrar a rede de memória tecida pelas vidas das religiosas; sempre preocupadas com os menos favorecidos.
“Que o Memorial, possa por trás de tudo, levar vida e que essa Missão Educativa Vicentina, se perpetue como sinal dessa Evangelização na vida de todos e toda Igreja de São Sebastião do Rio de Janeiro”, afirmou o Cônego Marcos Wiilian.
A bênção solene da instituição foi oficiada pelo Padre Eli Chaves dos Santos, CM, diretor espiritual das Filhas da Caridade, que lembrou a Missão essencial da Família Vicentina: Assistência aos mais necessitados e vulneráveis. “Olhar o Cristo nos pobres. Pedindo as bênçãos de Deus e a intercessão de Maria, a Virgem Mãe da Medalha Milagrosa, nos dedicou a ela com toda nossa Missão”, completou o sacerdote.
Após a solenidade, os convidados participaram das atividades elaboradas pela equipe pedagógica do Colégio Vicentino da Imaculada Conceição: o “DIA D”, com o colégio aberto às famílias dos alunos, ofertando lazer, convivência e trocas de experiências.