Colônia de Férias para pessoas com deficiência oferece piqueniques e passeios culturais

Com a Colônia de Férias, a Prefeitura pretende mostrar que os espaços públicos são democráticos e devem ser ocupados por todas as pessoas com independência e protagonismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mais de 3.000 pessoas participaram das edições anteriores do projeto da Prefeitura - Divulgação

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) deu início, nesta terça-feira (7), a mais uma Colônia de Férias para os usuários dos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPDs). Os alunos terão atividades internas e externas, com visitas a museus e parques. A abertura Colônia foi realizada na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, com a participação dos sete CMRPDs. Os interessados em participar dos encontros devem procurar os supervisores de cada CMRPD para fazer a inscrição.

Mais de 3 mil pessoas participaram das edições anteriores, com foco no desenvolvimento de habilidades sociais. A programação inclui atividades, como piqueniques, passeios culturais, visitas a parques temáticos e exposições, entre outras. Com a Colônia de Férias, a Prefeitura pretende mostrar que os espaços públicos são democráticos e devem ser ocupados por todas as pessoas com independência e protagonismo.

Através da Colônia de Férias, o poder público municipal também pretende sensibilizar diferentes espaços para a eliminação de barreiras de acessibilidade, promovendo cidadania ampla e irrestrita. As atividades compõem as estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de habilidades sociais, reinserção comunitária e inclusão na vida social dos participantes, como destacou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck: “Nosso principal objetivo é a integração à sociedade”.

A primeira edição da Colônia de Férias foi realizada em janeiro de 2022, superando todas as expectativas de participação. A experiência reforçou a importância do trabalho em grupo, da interação em espaços coletivos e do desenvolvimento de habilidades sociais, tríade essencial para a vivência de pessoas com e sem deficiência.

Serviço:

Horário: 9h
Ponto de encontro: Estações de trem e metrô de São Cristóvão, pelo portão principal da Quinta da Boa Vista.
Data: 7 a 31 de janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Colônia de Férias para pessoas com deficiência oferece piqueniques e passeios culturais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui