A ansiedade é um estado emocional normalmente compreendido como negativo. Estar ansioso, para muitos, é estar mal. Ou sofrendo por antecedência ou se culpando por um passado irremediável. Mas você já parou para observar, por exemplo, que grandes atletas e artistas conseguem controlar a ansiedade sem colocar tudo a perder? Será possível, então, se manter no fluxo sem perder o desempenho, mesmo sob muita pressão e exigências? A resposta é sim e esse é justamente o nosso tema de hoje.
Biologicamente, a ansiedade é um mecanismo de defesa e preparação para enfrentamento ou fuga frente a um perigo eminente. Não é necessariamente uma doença e tem seu lado positivo. E quando aprendemos a lidar com esse comportamento, conseguimos transformá-lo em combustível.
Separei seis dicas para te ajudar a compreender essa virada de chave.
1- Autoconhecimento – Pense que para qualquer cargo ou papel que você vai exercer terá de levar sua personalidade em conta para se adaptar. Ao entendê-la, aprendemos como funciona nossa ansiedade.
2 – Pratique algum tipo de meditação – Ajuda tanto a aprender a relaxar, respirar melhor e esvaziar a mente de preocupações e pensamentos desnecessários quanto na organização mental. Mente desorganizada = autossabotagem.
3 – Desenvolva inteligência emocional – Possibilita identificar e gerenciar emoções em si mesmo e em outras pessoas. Evite que emoções negativas – como a ansiedade – se espalhem.
4 – Tenha metas definidas – Quando não temos metas claras, a energia fica à deriva. Se você tem muita energia não reclame, agradeça e use isso de forma inteligente.
5 – Cuide do sono e da alimentação – O sono regula nosso organismo e reinicia nosso sistema. Se você desconta a ansiedade na comida, ocupe seu tempo com atividades como desenhar, tocar um instrumento, praticar esporte, dançar – qualquer coisa que te traga motivação.
6 – Direcione seu foco para o lado positivo das coisas: – Tornar-se escravo de emoções e pensamentos negativos deixando a ansiedade te consumir é o começo do fim. Quando sabemos dar vazão à ansiedade transformamos isso em algo benéfico, em fonte de motivação.
Para te ajudar ainda mais, assista ao vídeo a seguir onde ensino uma técnica de respiração para ajudar a reduzir sua ansiedade.