Com 110 mil metros quadrados, Parque Madureira terá a maior horta urbana do mundo

Cultivo de hortaliças em terrenos pertencentes à Prefeitura do Rio às margens da linha férrea que abrange o parque será expandido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Horta no Parque Madureira
Horta no Parque Madureira - Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta terça-feira (28/09), que a região do Parque Madureira, na Zona Norte da cidade, terá, em 2022, a maior horta urbana do mundo, com 110 mil metros quadrados. Isso acontecerá pois o cultivo de hortaliças em terrenos pertencentes ao Poder Executivo da capital fluminense às margens da linha férrea que abrange o local será expandido.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo principal da iniciativa é gerar renda e segurança alimentar para cerca de 50 mil famílias, por safra, até 2024. Além disso, haverá um corredor verde de hortaliças ao longo do Parque Madureira até Guadalupe, em uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com a Light, pois parte dos cultivos fica debaixo das torres da empresa.

”É bom a gente devolver essa subsistência pessoal, isso significa uma questão de agricultura urbana, que é um tema muito importante nos dias de hoje. Tem a ver com sustentabilidade social, com geração de renda para as famílias daqui. A gente tem que continuar valorizando esse espaço”, disse o prefeito Eduardo Paes.

eduardo paes horta parque madureira 1 Com 110 mil metros quadrados, Parque Madureira terá a maior horta urbana do mundo
Eduardo Paes no Parque Madureira – Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Outro ponto importante é que a nova horta recupera uma vocação agrícola histórica de Madureira e bairros vizinhos. Um memorial fazendo alusão aos antigos moradores do local – o ”Quilombo Agrícola Madureira” – será erguido na entrada da horta. Uma homenagem que atende a uma reivindicação do setor cultural da região.

Advertisement

”A ideia é que os frequentadores conheçam a história dessa região, um centro produtor agrícola para o Mercadão de Madureira e outros mercados. Fortalecer a agricultura carioca é o caminho para uma cidade mais igualitária”, comentou o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

O Hortas Cariocas, programa da referida pasta, produz, por ano, aproximadamente 82 toneladas de cultivos. Em toda a cidade, o programa abrange 3.720 canteiros, com 24 hectares de áreas cultivadas, em 25 escolas e 24 comunidades. Aipim, cebolinha, coentro e manjericão estão entre os alimentos mais produzidos. Ao todo, 220 hortelãos e hortelãs ganham bolsas para manter as produções.

”É uma iniciativa incrível. Pegamos um projeto existente e aprimoramos. A gente tem que ‘Madureirizar’ o Rio. É o tal do resgate do orgulho suburbano”, afirmou, por sua vez, o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Também participaram do evento os secretários de Educação, Renan Ferreirinha; de Infraestrutura, Jorge Arraes; de Cultura, Marcus Faustini; e da Mulher, Joyce Trindade.

Parque Madureira

Com mais de 90 mil metros quadrados, o Parque Madureira foi inaugurado em junho de 2012 e é, desde então, uma das principais áreas de lazer da Zona Norte, atraindo atenção das pessoas interessadas em samba, skate, hip hop e charme, além de famílias e amigos que utilizam o espaço para praticar atividades físicas, caminhar, se encontrar ou contemplar a beleza do local.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com 110 mil metros quadrados, Parque Madureira terá a maior horta urbana do mundo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui