No início da manhã da última segunda-feira (05/06), mais precisamente às 7h, Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, registrou 2,8ºC, temperatura mais fria em todo o estado em 2023 até o momento.
Vale destacar que o município já era detentor do recorde por duas vezes. Em 16/05, a marca era de 5,3ºC e, em 20/05, de 4,3ºC. Todos os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outro ponto a ser ressaltado é que, no Pico do Caledônia, situado entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu e considerado a segunda maior montanha da Serra do Mar, foram flagradas placas de gelo ao amanhecer. A elevação pertence ao Parque Estadual dos Três Picos, onde a geada acabou deixando o gramado branco.
Essas curiosidades e a atual época do ano são essenciais para fomentar o turismo local. ”Acreditamos que vai passar dos 80% de ocupação da rede hoteleira, que a cidade já vinha mantendo. O clima vai estar bonito. Quem gosta de natureza, subir montanha, conhecer gastronomia, turismo rural, vai se apaixonar”, destaca Edson Almeida, mais conhecido como Biá, presidente do Nova Friburgo Convention Bureau.
Perguntem qual era a “sensação térmica” para algum morador de Bangu ou Realengo que esteve visitando Nova Friburgo nesse dia com recorde de frio.
Registrar têmperaturas baixas num pico a 2000 m do nível do mar não é algo novo. Quanto foi a temperatura na cidade?