Com cerimônia no Museu do Amanhã, Prefeitura do Rio lança projeto ‘Novembro Negro 2021’

Iniciativa terá durante o mês inteiro ações voltadas à questão racial na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Joyce Trindade, secretária especial de Políticas e Promoção da Mulher - Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Com uma cerimônia no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, região central do Rio de Janeiro, a Prefeitura da capital fluminense lançou oficialmente, na última quarta-feira (03/11), o ”Novembro Negro 2021”, iniciativa que terá durante o mês inteiro ações voltadas à questão racial.

O projeto é comandado pela Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi) em parceria com as pastas de Conservação, Cultura, Saúde e Educação, além das secretaria especiais de Juventude Carioca e de Políticas e Promoção da Mulher, a Coordenadoria Executiva da Diversidade Religiosa, a Fundação Planetário e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine).

”O Novembro Negro é uma ação pensada a partir de um propósito firmado ainda no início da gestão, de construir estratégias e planos para a construção de uma cidade antirracista. Todas as atividades têm o horizonte desse pacto pelo combate ao racismo, ao preconceito e à intolerância religiosa, unindo cultura, arte, entretenimento e debate. Queremos que o Rio, a segunda cidade mais preta do Brasil, seja o farol nacional das políticas de combate ao racismo”, disse Jorge Freire, coordenador da Cepir, no Museu do Amanhã.

Após o evento, foi realizado o painel ”Prefeitura Antirracista”, que discutiu a importância do calendário do ”Novembro Negro Rio 21”. A mesa foi composta, além de Freire, pela secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade; a presidente do Comdedine Rio, Fátima Malaquias; e as representantes das secretarias municipais de Cultura, Sinara Rubia, de Educação, Joana Oscar, e de Juventude, Gabriela Sampaio. O evento foi encerrado com uma apresentação do grupo musical Alabê Ketujazz.

Advertisement

Já o secretário responsável pela Segovi, Marcelo Calero, por sua vez, destacou o compromisso da Prefeitura com a promoção da igualdade racial, lembrando que as ações antirracistas fazem parte do planejamento do município para os próximos 4 anos:

”O tema do antirracismo é presente nos trabalhos da Prefeitura desde o dia 01/01, e está materializado em diversas iniciativas. A Coordenadoria da Igualdade Racial está presente no coração da Prefeitura, e, pela primeira vez, participou da construção do Plano Estratégico do município, documento que tem caráter basilar para os trabalhos do poder público. Quando colocamos as ações antirracistas dentro desse planejamento, nós atribuímos metas, parâmetros e concretude a elas, e reforçamos nosso compromisso com esta pauta, que vai muito além do mês de novembro”, afirmou.

O dia de abertura do ”Novembro Negro 2021” se encerrou com uma missa afro realizada na Igreja do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, situada na Rua Uruguaiana, também no Centro do Rio.

Vale ressaltar que, ao longo do mês, também estão previstas ações culturais, como homenagens a personalidades negras nas estações de BRT e VLT, e o lançamento de iniciativas como o edital Territórios Antirracistas para a Promoção da Igualdade Racial, que irá fomentar práticas, projetos e atividades relacionados à cultura negra, por meio da CEPIR. A programação completa pode ser conferida no si

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com cerimônia no Museu do Amanhã, Prefeitura do Rio lança projeto 'Novembro Negro 2021'
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Com cerimônia no Museu do Amanhã, Prefeitura do Rio lança projeto 'Novembro Negro 2021'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui