Com pouco mais de meio milhão de habitantes e diversos desafios na área de saúde e saneamento, Belford Roxo recebe sua primeira Faculdade de Medicina. O curso, que vai ser oferecido pela Uniabeu a partir do primeiro semestre de 2025, já foi avaliado com nota máxima pelo MEC, que analisou as instalações e corpo docente.
Segundo o professor Marcelo Rosa, reitor da instituição, a formação de médicos na cidade vai impactar o atendimento da região, tanto na rede hospitalar quanto na atenção básica. Muitos locais apresentam déficit de profissionais de saúde devido a dificuldades ou desinteresse de médicos da capital em se deslocar até a Baixada Fluminense.
“A Uniabeu, pautada na sua missão institucional de melhorar a vida das pessoas através da educação, abrirá o curso de Medicina como forma de promover diretamente a melhoria da saúde da população de Belford Roxo. Nossos alunos vão contar, ao longo da formação, com uma equipe de professores altamente qualificados, tecnologias inovadoras, laboratórios modernos, espaços de estudos diferenciados e, acima de tudo, inserção de práticas desde o primeiro período, com complexidade compatível às competências a serem desenvolvidas naquela etapa”, explica o reitor da Uniabeu.
As inscrições para o vestibular da Faculdade de Medicina da Uniabeu já estão abertas e se encerram no próximo dia 19. Todos os candidatos precisam pagar uma taxa de R$ 200. Os que optarem por boleto bancário têm até o dia 14 para realizar o pagamento. Já os candidatos que forem usar PIX ou cartão de crédito podem pagar a taxa até o dia 19.
As provas serão realizadas no dia 23 de novembro, de forma on-line. Serão aplicadas 40 questões de Língua Portuguesa e Literatura, Inglês, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além de uma Redação. O gabarito será divulgado no dia 27 e as matrículas deverão ser realizadas entre os dias 27 e 29 de novembro.