Dez anos após o Rio de Janeiro ter perdido o seu autódromo, a construção do Itatiaia Motor Park está prestes a se tornar realidade, através da mobilização de um grupo de empresários. As obras, segundo eles, devem começar ainda em setembro e estão orçadas incialmente em R$ 80 milhões. A pista, que ocupará um terreno de 770 mil m², será construída em uma fazenda a 600 metros da via Presidente Dutra, nas proximidades do Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense. O autódromo será todo financiado pela iniciativa privada, com assessoria financeira da MC Invest Asset.
As pistas do futuro autódromo foram planejadas para abrigar competições oficiais de automobilismo e motociclismo. O local, onde poderão ser feitos testes e apresentações de montadoras, também abrigará um kartódromo e um espaço para off road. Todas as pistas serão homologadas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Com prazo de entrega para abril de 2024, o autódromo de Itatiaia não receberá competições de Fórmula 1, uma vez que a pista principal será a Nível 3, da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), apta somente para disputas de campeonatos nacionais, sul-americanos e outras categorias internacionais.
O Itatiaia Motor Park realizará competições ainda em 2022. Entre eles estão os torneios de velocross e motocross, com a inauguração das pistas off road. O propósito das ações é movimentar o Itatiaia Motor Park, com programações e eventos durante o ano inteiro.
A concepção da pista do Itatiaia Motor Park está à cargo de João Mendes, arquiteto urbanista, além de ex-piloto de várias modalidades do motociclismo e do automobilismo de competição. O ex-piloto de competições, Júlio Caio Azevedo Marques, será o diretor esportivo.
As informações são Diário do Porto.
Isso quer dizer que já está quase pronto, não é?
tomara que não venha pra cá, esse projeto já foi recusado em 4 cidades os caras nem fizeram estudo de impacto ambiental. As chances de ter mas contra do que prós são altas