Com mais de mil garis, Comlurb terá operação especial no último fim de semana de Carnaval no Rio

Quase 900 agentes da companhia atuarão no Sambódromo no Desfile das Campeãs, enquanto 300 estarão em blocos que ocorrerão na cidade no sábado (17/02) e no domingo (18/02)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gari da Comlurb atuando no Sambódromo no Carnaval 2024 - Foto: Comlurb/Divulgação

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) mobilizará 872 garis para garantir a limpeza do Sambódromo, do seu entorno e vias de acesso durante o Desfile das Campeãs, neste sábado (17/02).

Um outro grupo, de 101 garis, vai trabalhar durante dois dias na Estrada Intendente Magalhães, que receberá as apresentações finais das séries Prata, nesta sexta-feira (16/02), e Bronze, no sábado.

Alguns blocos ainda saem no fim de semana, e a Comlurb atuará em todos eles. O destaque fica por conta dos dois últimos cortejos de grande porte da temporada, o Bloco da Anitta, no sábado, e o Monobloco, que sai no domingo (18/02), ambos a partir das 7h, na Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio. Ao todo, 300 garis para farão a limpeza das ruas durante as duas apresentações.

Os trabalhos de limpeza serão realizados com mais de 200 veículos e equipamentos. Em todos os pontos do Carnaval 2024, a companhia disponibilizou 2.300 contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros para que os foliões possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

Advertisement

Este ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – em 2023, eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso.

O grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, participa novamente da abertura do Carnaval da Intendente Magalhães, nesta sexta e sábado.

Quase 1,2 mil toneladas removidas

Desde o início do pré-Carnaval até a Quarta-Feira de Cinzas, a Comlurb já contabilizava a remoção de quase 1.200 toneladas de resíduos em todos os pontos da festa, sendo 669,2t dos blocos; 348,1t dos desfiles na Marquês de Sapucaí (42,2 toneladas deles de materiais potencialmente recicláveis); e 165,4t dos desfiles das séries de acesso na Estrada Intendente Magalhães, das apresentações na Avenida Chile e dos bailes populares nos bairros, em todas as regiões da cidade.

Apesar do grande volume de resíduos recolhido pela Comlurb, este ano a limpeza vem contando com um grande diferencial, o apoio dos foliões, que têm contribuído e descartado seus resíduos majoritariamente nos contêineres disponibilizados pela Companhia em todos os pontos do Carnaval, garantindo que as vias fiquem mais limpas e que o serviço dos garis ganhe em agilidade.

Lixo Zero

As equipes do programa ”Lixo Zero” também seguem nas ruas neste fim de semana, autuando os foliões que forem flagrados descartando pequenos resíduos (multa de R$ 282,38 cada) ou urinando (multa de R$ 773,65 cada) em via pública. Desde o início do pré-Carnaval, no dia 13/01, até a última quarta (14/02), já foram aplicadas 738 multas, sendo 74 por descarte de pequenos resíduos e 664 por pessoas flagradas urinando em via pública.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com mais de mil garis, Comlurb terá operação especial no último fim de semana de Carnaval no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui