Com mercado imobiliário aquecido, Rio pode sofrer falta de imóveis novos para venda

Presidente do Sinduscon-Rio aponta falta de lançamentos nos últimos seis meses como o principal problema para a falta de estoque imobiliário na cidade. Corretores lembram que os imóveis novos podem custar quase o dobro dos usados nas mesmas localizações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bairro do Flamengo, aterro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio| Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Um levantamento realizado pelo Sindicato da Construção Civil fluminense (Sinduscon-Rio) mostrou que, em 2023, o mercado imobiliário da cidade apresentou um forte aquecimento nas atividades de venda.

Segundo dados oficiais da entidade, o ano registrou 18% a mais em volume de vendas de unidades residenciais, apesar do recuo de 16% no número de lançamentos, na comparação com 2022.

A sondagem verificou que, no mês de dezembro de 2023, foram vendidas 50% a mais de habitações na capital fluminense. A expectativa do Sinduscon-RJ é de que, em 2024, os números sejam ainda mais promissores. Um dos indicativos para tamanho otimismo é a redução da taxa de juros.

No entanto, o presidente da entidade, Claudio Hermolin, alerta para uma possível falta de estoque de imóveis na cidade, já que não houve novos lançamentos nos últimos seis meses.

Advertisement

“Esses números mostram que vendemos estoque que, hoje, está abaixo de seis meses. Ou seja, se não tivermos nenhum lançamento nos próximos seis meses e continuarmos com a mesma velocidade de vendas, termina todo o estoque do mercado imobiliário na cidade do Rio”, afirmou Hermolin, segundo a jornalista Berenice Seara.

Uma alternativa é o mercado de imóveis secundário, os famosos imóveis usados. Com localização por vezes muito melhor ou igual à dos lançamentos, este mercado também está tendo grande aumento na velocidade de vendas, principalmente na Zona Sul e na Tijuca, mas conta com preços muito mais camaradas. Lucy Dobbin, da Sergio Castro Imóveis lembra que “por vezes vizinhos de parede de lançamentos, tendem a ter plantas melhores, e preços que podem chegar perto da metade, por metro quadrado. Um exemplo interessante é um apartamento na Prudente de Morais, com 170m2 e 2 vagas num prédio bem organizado, que sai a R$ 2.600.000,00 enquanto a poucas quadras é vendido um lançamento a incríveis 40.000 reais por metro. É uma diferença que alguns consideram insana, e talvez não se justifique para a maior parte das pessoas.”

Com informações: Tempo Real

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com mercado imobiliário aquecido, Rio pode sofrer falta de imóveis novos para venda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui