Com novos espaços e mais de 300 convidados na programação, Bienal do Livro acontece em setembro

Edição vai celebrar os 40 anos do evento e terá mais de 200 horas de programação para todos os gostos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Entre os dias 01 e 10 de setembro, o Riocentro, na Barra Olímpica, recebe a 40° edição da Bienal do Livro. Nesta edição, o evento terá como tema “Muitas histórias, um só coração” e promete uma edição diferenciada.

Mais que uma feira de livros, a Bienal se apresenta como um evento de encontros, mais de 300 convidados na programação. Neste ano, haverá uma novidade: pela primeira vez, o jardim central do Riocentro será utilizado como uma área de convivência com transmissão da programação.

Completando 40 anos, o evento espera promover grandes encontros. Clara Alves, escritora e uma das curadoras do Café Literário e do Palavra-Chave, afirma que o evento vai trazer atrações para todos os gostos, autores iniciantes e já renomados, visando atingir a todos. “O mundo literário não é só feito de autores, então a gente também vai fazer essas pessoas – editores, cartunistas, influenciadores, etc – para falar sobre esse processo“, explicou.

Bianca Ramoneda, diretora artística do evento, explicou que a Bienal está em constante mudança e evolução: “são anos de pesquisa, né? A Bienal está escutando as pessoas que vão lá e está escutando a demanda também se transformar pra acompanhar o mundo”, afirmou.

Advertisement

A expectativa é de que aproximadamente 600 mil pessoas circulem pelo evento nos dez dias de programação. Os ingressos para a Bienal 40 anos começam a ser vendidos nesta terça-feira, dia 1º de agosto, através do link: www.bienaldolivro.com.br.

Confira os espaços e os novos formatos

Café Literário

Café Literário chega à edição 2023 renovado. Com uma proposta mais intimista e envolvente, segue promovendo discussões que apontam os rumos da nossa sociedade. Por ele, vão circular mais de 45 nomes que são referência na literatura e nas artes, para trocas de ideias e pontos de vista sobre incontáveis assuntos, distribuídos em mais de 20 mesas. No espaço, os bastidores da escrita e de outras formas de contar histórias ganharão evidência com a chegada de dois formatos inéditos: o Em Primeira Pessoa e o Páginas no Palco.

Em Primeira Pessoa

Estreante na programação do Café Literário, o formato Em Primeira Pessoa trará autores consagrados para conversar com o público, em estilo semelhante ao TedTalks. Entre os nomes confirmados estão os de Conceição Evaristo e do líder indígena Aílton Krenak. Após as apresentações, haverá espaço para perguntas com mediação de Eliana Alves Cruz e Orlando Calheiros, respectivamente ao lado de Conceição e Aílton. A grande diferença será o tempo de discurso maior, proporcionando ambiente mais confortável para as conversas.   

Páginas no Palco

Outra atração inédita do Café Literário é o Páginas no Palco, que levará performances, leituras e monólogos de grandes personalidades do teatro, com peças adaptadas dos livros. Vera Holtz, Cláudia Abreu e Beth Goulart são algumas das 11 personalidades que subirão ao palco, sob direção da escritora e atriz Bianca Ramoneda.   

Sextou com Simas

Café Literário também ganhará “resenhas” em clima de boteco com Luiz Antonio Simas. Nas duas sextas-feiras, dias 1º e 8 de setembro, o autor recebe convidados para o Sextou com Simas, uma verdadeira “mesa de bar” que vai levar debates quentes das ruas para a Bienal. 

Estação Plural – Páginas na Tela

Estação Plural é um espaço já conhecido do público, que nesta edição pós-pandemia se transforma para abraçar a pluralidade, as várias maneiras de se trabalhar o conteúdo. Uma delas será o formato inédito Páginas na Tela, que terá foco nas narrativas audiovisuais e discussões sobre obras literárias que originaram filmes, novelas, séries e minisséries. A escritora, diretora e produtora Rosane Svartman assina a curadoria de seis mesas, que serão ponto de encontro do público com autores, diretores e atores que participam de suas vidas. Nos dias 2, 3 e 9 de setembro, expoentes de produções do cinema, TV e do streaming participam das mesas em dois horários, às 15h e às 18h.

Palavra-Chave

Palavra-Chave é um espaço totalmente novo, do debate e da emoção: Dos romances de época a questões sociais e latentes, do “felizes para sempre” ao humor, do universo da fantasia à cultura pop. Na agenda, já estão confirmadas festas temáticas, pocket shows e estreias. Um dos eventos mais aguardados será o animado baile de máscaras com traje à fantasia da Julia Quinn, autora do estrondoso sucesso “Os Bridgertons”.

Entra na Roda

Novidade do Palavra-Chave, o Entra na Roda é inspirado no programa Roda Viva, que estreou na televisão em 1986. A atração levará grandes autores para serem entrevistados por formadores de opinião em formato similar ao que ficou famoso: o convidado ficará ao centro de um círculo com os mediadores em volta. Entre os nomes que passarão por lá estão os autores Jenna Evans Welch e Abdi Nazemian. Serão quatro mediadores com cada convidado e entre os nomes previstos estão Luly Trigo, Renato Ritto, Bia Crespo e Clara Savelli (Entra na Roda com Jenna) e Felipe Cabral, Vitor Martins, Patrick Torres e Giu Domingues (Entra na Roda com Abdi).

A Grande Aventura Leitora / Espaço Infantil Imersivo

O público infantil receberá uma programação qualificada, lúdica e envolvente, com curadoria do LERCONECTA, de Carolina Sanches, Martha Ribas e Rona Hanning. Esta será a terceira edição delas na Bienal do Livro Rio. A atração imersiva, inspirada no clássico “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, é um dos destaques da Bienal e nela, grandes personagens da literatura infantil brasileira vão se reunir para uma grande festa, logo na abertura do evento. Com 600 m², o lugar terá três ambientes: O Livro é Elástico, Ler é Abraçar e Ler é Encontro. Além de cenários altamente instagramáveis, o espaço terá uma série de eventos, exibição de filmes e até um DJ, que será ninguém menos que o Chapeleiro Maluco.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com novos espaços e mais de 300 convidados na programação, Bienal do Livro acontece em setembro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Com novos espaços e mais de 300 convidados na programação, Bienal do Livro acontece em setembro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui