Chico vai ao Bar da Cachaça. Atestam os garçons do estabelecimento que fica na Lapa, uma das áreas mais boêmias da cidade do Rio de Janeiro. Outra constatação de quem trabalha por lá é que o movimento – que sempre foi bastante intenso – aumentou após o sucesso de público da música de Luísa Sonza dedicada ao seu muso inspirador.
“Nesse último feriado [sete de setembro], veio bastante gente ao bar para conhecer. Muitos cliente novos, de fora do Rio”, conta Chumara Távora, gerente administrativa do Bar da Cachaça.
Muitos clientes (novos ou velhos) estão entrando no bar cantarolando a música “Chico”, de Luísa Sonza. Um dos hits do momento faz referência ao local em seus versos: “Chico, se tu me quiseres/Sou dessas mulheres de se apaixonar/Pode fazer a sua fumaça/O Bar da Cachaça vai ser nosso lar“.
“Não foi um, nem dois, nem três, foram vários (vários mesmo) clientes cantando, fazendo vídeos, comentando sobre a música”, pontua Chumara, que foi alertada do sucesso musical e da citação ao bar onde trabalha por uma amiga.
Os atentos garçons que já viram o namorado de Luísa Sonza no bar algumas vezes estão gostando de ver o local ainda mais cheio. “É bom para a comissão”.
Maria (mãe de Chumara) e Sérgio, o sócio dela no Bar da Cachaça
O Bar da Cachaça é dos pais de Chumara e de um sócio. Funciona há 20 anos. Ao lado fica a Casa da Cachaça, que completou 63 e é patrimônio cultural. Na mesma calçada, outros bares e restaurantes vizinhos acabam sendo chamados também de Bar da Cachaça. “Muita gente confunde”, comentam os funcionários.
Mesmo que algumas pessoas estejam chamando de Bar do Chico, é Bar da Cachaça e só tem um. A Luísa Sonza já foi convidada para conhecer.
Acho que o sucesso da canção também se deve ao fato de ser muito raro uma mulher elogiar ou mostrar seu amor por um homem numa música.