A natação do Rio de Janeiro alcançou um feito inédito e marcante nos Jogos da Juventude 2024, realizados em João Pessoa, na Paraíba. Em dois dias de provas, a delegação garantiu oito medalhas: uma de ouro, quatro de prata e três de bronze. O destaque ficou por conta do ouro conquistado por Sophia Guimarães nos 50m costas, a primeira medalha dourada da natação feminina fluminense na história dos jogos.
Conquistas individuais e coletivas
Sophia Guimarães brilhou não apenas com o ouro nos 50m costas, mas também levou a prata nos 200m costas. Nicolas Gama foi outro grande nome da delegação, conquistando duas pratas nos 50m livre e 50m borboleta. O desempenho individual se completou com Iago Silva, que garantiu um bronze nos 200m peito.
Nas provas coletivas, o Rio de Janeiro subiu ao pódio no revezamento 4×100 livre e 4×100 misto, ambos com medalhas de bronze. Além disso, o revezamento 4×100 masculino, composto por Artur Damasceno, Nicolas Gama, Iago Silva e Kauã Alexsimon, conquistou a medalha de prata.
“A competição está sendo muito produtiva para a nossa equipe de natação. Conquistamos a primeira medalha de ouro feminina do Rio de Janeiro nos jogos, o que é um marco para a modalidade no estado”, comemorou Suelen Dias da Cruz, coordenadora da equipe de natação do TimeRJ nos Jogos da Juventude. Segundo ela, o time foi formado com base nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), possibilitando a seleção dos melhores talentos do estado.
Clima de união e formação cidadã
Para Suelen, além dos resultados expressivos, o ambiente entre os jovens atletas tem sido um diferencial: “O clima entre os jovens é muito bom, de muita união. Além das medalhas, estamos formando cidadãos e criando memórias que eles levarão para o resto da vida”.
Wrestling e ginástica artística também brilham
Enquanto a natação fazia história, o wrestling e a ginástica artística do Rio de Janeiro também subiram ao pódio:
- Raphael Duarte conquistou ouro na luta greco-romana (categoria 92kg).
- Kaillany Vitória Anastácio levou ouro no estilo livre feminino (categoria 73kg).
- Matheus Araújo garantiu prata na luta greco-romana (categoria até 65kg).
- Na ginástica artística, Erika Alves ficou com o segundo lugar geral.
Jogos da Juventude: uma plataforma para o futuro
Os Jogos da Juventude seguem até o próximo sábado (23) com competições de natação, águas abertas, triatlo, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia e basquete. O Rio de Janeiro é representado por 176 atletas, sendo 55 no segundo bloco de competições, todos selecionados nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). Além de revelar talentos, o programa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro custeia uniformes, kits e passagens aéreas para os jovens atletas.