Com ouro inédito, natação do Rio de Janeiro brilha com oito medalhas nos Jogos da Juventude

Equipe fluminense se destaca com conquistas históricas e reforça protagonismo em competições escolares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/COB

A natação do Rio de Janeiro alcançou um feito inédito e marcante nos Jogos da Juventude 2024, realizados em João Pessoa, na Paraíba. Em dois dias de provas, a delegação garantiu oito medalhas: uma de ouro, quatro de prata e três de bronze. O destaque ficou por conta do ouro conquistado por Sophia Guimarães nos 50m costas, a primeira medalha dourada da natação feminina fluminense na história dos jogos.

Conquistas individuais e coletivas

Sophia Guimarães brilhou não apenas com o ouro nos 50m costas, mas também levou a prata nos 200m costas. Nicolas Gama foi outro grande nome da delegação, conquistando duas pratas nos 50m livre e 50m borboleta. O desempenho individual se completou com Iago Silva, que garantiu um bronze nos 200m peito.

Nas provas coletivas, o Rio de Janeiro subiu ao pódio no revezamento 4×100 livre e 4×100 misto, ambos com medalhas de bronze. Além disso, o revezamento 4×100 masculino, composto por Artur Damasceno, Nicolas Gama, Iago Silva e Kauã Alexsimon, conquistou a medalha de prata.

A competição está sendo muito produtiva para a nossa equipe de natação. Conquistamos a primeira medalha de ouro feminina do Rio de Janeiro nos jogos, o que é um marco para a modalidade no estado”, comemorou Suelen Dias da Cruz, coordenadora da equipe de natação do TimeRJ nos Jogos da Juventude. Segundo ela, o time foi formado com base nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), possibilitando a seleção dos melhores talentos do estado.

Clima de união e formação cidadã

Para Suelen, além dos resultados expressivos, o ambiente entre os jovens atletas tem sido um diferencial: “O clima entre os jovens é muito bom, de muita união. Além das medalhas, estamos formando cidadãos e criando memórias que eles levarão para o resto da vida”.

Wrestling e ginástica artística também brilham

Enquanto a natação fazia história, o wrestling e a ginástica artística do Rio de Janeiro também subiram ao pódio:

  • Raphael Duarte conquistou ouro na luta greco-romana (categoria 92kg).
  • Kaillany Vitória Anastácio levou ouro no estilo livre feminino (categoria 73kg).
  • Matheus Araújo garantiu prata na luta greco-romana (categoria até 65kg).
  • Na ginástica artística, Erika Alves ficou com o segundo lugar geral.

Jogos da Juventude: uma plataforma para o futuro

Os Jogos da Juventude seguem até o próximo sábado (23) com competições de natação, águas abertas, triatlo, ginástica artística, wrestling, vôlei de praia e basquete. O Rio de Janeiro é representado por 176 atletas, sendo 55 no segundo bloco de competições, todos selecionados nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ). Além de revelar talentos, o programa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro custeia uniformes, kits e passagens aéreas para os jovens atletas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com ouro inédito, natação do Rio de Janeiro brilha com oito medalhas nos Jogos da Juventude

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui