O bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, será palco de uma série de iniciativas voltadas ao meio ambiente nos próximos dias. No dia 6 de junho, a Orla Rio, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, RioTur, Rio Convention Bureau, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Secretaria de Turismo do estado e município, apresentam a primeira edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável. Outras ativações também estão previstas para o mesmo dia, como feira de produtos locais, oficinas de atividades interativas, exposição fotográfica, museu do surf, pocket show, entre outros. Já no dia 8, o Instituto Route Brasil, organização que tem a missão de ser uma rota de engajamento para neutralizar o impacto do consumo na natureza, irá promover um grande mutirão de limpeza, como parte do projeto “Aquele Abraço”, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a preservação do meio ambiente.
O I Seminário Internacional de Turismo Sustentável, a ser realizado no Hotel Nacional, das 9h às 18h, contará com a participação de importantes nomes da indústria do turismo, além de convidados especiais, como Amyr Klink, empresário, economista e escritor, que será responsável pelo encerramento.
O evento visa discutir iniciativas voltadas para a agenda sustentável na indústria do turismo nos próximos anos, envolvendo diversos players do segmento para um dia de debates. O Seminário irá receber representantes dos setores público e privado, e também contará com a participação do padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor, que irá apresentar o Rio como a capital do turismo sustentável do Brasil.
“A Orla Rio, como um dos principais equipamentos turísticos do Rio de Janeiro, entende a responsabilidade de desenhar e disseminar atitudes que impulsionem, cada vez mais, o turismo na cidade. Já podemos dizer que nos destacamos muito e estamos na frente de muitos locais, mas ainda há muito trabalho a ser feito, por isso estamos promovendo o nosso primeiro seminário com esse foco. Queremos buscar novas soluções e adotar, cada vez mais, práticas para destacarmos a cidade do Rio como um bom exemplo para todos. O turismo, que segue apresentando números expressivos e animadores, é um setor que precisa, cada vez mais, participar deste tipo de debate, e todos precisam se engajar com o pacto global de 2023 e ajudar a colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente”, afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Debruçado sobre a exuberante Orla da Praia de São Conrado, o tradicional Hotel Nacional é o anfitrião do I Seminário Internacional de Turismo Sustentável. “Fazer parte de qualquer ação que tenha como missão a mensagem positiva sobre todos os aspectos de preservação ambiental, conversa plenamente com a política que adotamos no Hotel Nacional, que acredita que no fortalecimento dessa causa, unindo forças”, afirma o Diretor Executivo do Hotel Nacional, Frederico Palmerston.
O ciclo de palestras terá painéis como Turismo sustentável no Brasil como ferramenta de promoção do turismo no exterior, com Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Rio: Capital do turismo sustentável, com Daniela Maia, Secretária Municipal de Turismo do Rio, e Andréa Senko, Secretária Municipal da Fazenda e Planejamento do Rio; Turismo Circular como vetor de desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro, com Gustavo Tutuca, Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, e Sérgio Ricardo, presidente da TurisRio; entre outros.
Link para inscrição no Seminário: https://www.sympla.com.br/evento/semana-do-meio-ambiente/1989554.
Grande mutirão e abraço ao Oceano na praia de São Conrado
As homenagens à Semana do Meio Ambiente seguem no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos. A Orla Rio vai se juntar à organização Route Brasil em um mega mutirão de limpeza, seguido de um abraço ao Oceano que, desta vez, vai acontecer na praia de São Conrado, a partir das 9h.
A Route Brasil é conhecida em todo o país por suas ações voltadas para a sustentabilidade. Por meio de rotas e projetos, cria conexões e engajamento para a construção de um mundo melhor. O projeto “Aquele Abraço” propõe uma ação simbólica de abraço coletivo aos oceanos como forma de unir pessoas em torno da proteção do meio ambiente. Além do mutirão e do abraço, o evento contará com atividades educativas, como rodas de conversas, exposições, intervenções artísticas e uma oficina de triagem dos resíduos coletados. Todas as ações visam promover uma reflexão mais profunda sobre nosso consumo e o impacto que ele causa nos oceanos.
Vale destacar que, desde a sua primeira edição, o #AqueleAbraço já reuniu mais de 19 mil pessoas e retirou mais de 150 mil resíduos, sendo 50 mil bitucas de cigarro, das orlas da Zona Oeste, em 2019, e Copacabana, em 2022. Desta vez, a expectativa é receber mais de dois mil voluntários e apoiadores da causa na praia de São Conrado.
A ação contará com o apoio de diversas organizações, além da associação de moradores da Rocinha e da Prefeitura do Rio.
A 3ª edição do “Aquele Abraço” conta com o patrocínio de Eureciclo, SAP Concur, Editora Sextante, Volk do Brasil, Burle Xperience, Hotel Nacional, INEA e OSKLEN. Correalização de Instituto Boas Ondas, Route Institute, Orla Rio, Rio ECO e Vivendo um sonho Surf; parcerias estratégicas de Prefeitura do Rio de Janeiro, Voice of the Oceans, Zeros e Escoteiros do Brasil.
Serviço
I Seminário Internacional de Turismo Sustentável
Data: 6 de junho
Horário: das 9h às 18h
Local: Hotel Nacional
Endereço: Avenida Niemeyer, 769
São Conrado – Rio de Janeiro
Aquele Abraço
Data: 8 de junho
Horário: A partir das 9h
Local: Praia de São Conrado – Rio de Janeiro
Mais informações: aqueleabraco.org/br