Com projeção de valorizar 100%, mercado imobiliário de Búzios atrai investidores

Cada vez mais desejada, cidade do litoral do Rio de Janeiro deve ter onda de valorização imobiliária nos próximos anos e é apontada como a “bola da vez” do mercado imobiliário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia caribenha em Búzios (Crédito da Foto: Prefeitura de Búzios)

Armação dos Búzios, localizada no Rio de Janeiro, já foi eleita o “melhor destino turístico de sol e praia do mundo” pelo Salão Internacional do Turismo, Arte e Cultura. Anteriormente, o antigo distrito de acano Frio era o paraíso secreto de Brigitte Bardot e continua sendo um dos destinos mais procurados por estrangeiros que visitam o país. A procura é tanta que a cidade está retomando sua posição de destaque no turismo e está atraindo a atenção de investidores do mercado imobiliário.

Com características que lembram um elegante vilarejo europeu, a cidade oferece uma completa gama de serviços e atrativos históricos e culturais. Este perfil vai ao encontro das necessidades do público pós-pandemia, que busca qualidade de vida, mobilidade urbana, praias e segurança. Búzios possui pouco mais de 20 praias, além de galerias de arte internacionalmente reconhecidas, restaurantes com a assinatura de renomados chefs, entre outros atrativos que têm atraído um público de alto poder aquisitivo.

Na última temporada, a visitação turística na cidade aumentou significativamente, passando de 51 mil para mais de 300 mil visitantes, representando um aumento de quase 400%. Segundo especialistas ouvidos pelo DIÁRIO DO RIO, esse aumento expressivo na demanda turística impactará diretamente no preço dos imóveis na cidade. Segundo o último levantamento do IBGE, a renda per capita em Armação dos Búzios é superior a R$ 60 mil, e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH) é de 0,728.

Especialistas afirmam que o município é uma grande aposta de valorização para os próximos anos. Obras de infraestrutura, como revitalização de rodovias, e investimentos em segurança, com a instalação de um moderno centro de monitoramento, bairros planejados além de um aeroporto com previsão de receber voos comerciais em breve, são mais fatores apontados pelo especialista em mercado imobiliário nacional, Renato Monteiro, CEO do Grupo Sort Investimentos. A projeção de valorização, segundo ele, é de um incremento de até 100% nos próximos quatro anos.

Advertisement

Búzios tem todas as características naturais do Nordeste, de clima e natureza, mas está estrategicamente localizada no Sudeste. Além de todos os atrativos turísticos, que fazem deste balneário um dos destinos mais cobiçados por brasileiros e estrangeiros, a cidade tem sol o ano inteiro e baixa incidência de chuva, além de gastronomia de altíssimo nível. Outro diferencial é que Búzios preserva a cultura local e se preocupa com o crescimento ordenado, inclusive, com baixo índice de supressão vegetal dos terrenos que garantem a preservação da natureza e o controle da densidade demográfica, além da chegada de bairros planejados. A cidade tem tudo para ser referência nacional em valorização no mercado imobiliário”, explica Monteiro.

Especializado em imóveis de luxo, o corretor Paulo Cézar Ximenes, da Sergio Castro Imóveis Ouro, explica que q cidade tem recebido uma gama de grandes empresários do Rio e de São Paulo, buscando imóveis diferenciados: “eles buscam não mais uma casa de praia mas uma segunda residência: estão mobiliando e equipando as grandes casas com as mesmas facilidades de seus apartamentos e casas do Rio e São Paulo: querem automação, closets grandes. É o efeito dos aumento do número de nômades digitais: enquanto o home office cai em desuso para os reles mortais, os super ricos trabalham de casa grande parte do tempo, e querem conforto”, explica.

Búzios e a super valorização de novos empreendimentos na cidade

De acordo com o especialista, para quem quer garantir um maior retorno do investimento, este é o momento ideal para a compra de imóveis em Búzios, já que o preço está baixo em comparação a outras cidades semelhantes. Monteiro acredita que a cidade terá uma onda de valorização por conta de novos empreendimentos que serão lançados. Como curiosidade, é dele a previsão que Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, quando estava em quinto lugar no ranking nacional, teria o metro quadrado mais caro do país após a conclusão da obra de alargamento da faixa de areia. Previsão que foi concretizada e a cidade segue no topo do ranking da FipeZap há mais de um ano.

“Búzios, inclusive, tem algumas características de Balneário Camboriú como a escassez de terrenos frente-mar, já que a orla tem apenas 8 km, e excelentes índices de qualidade de vida e segurança”, completa Monteiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com projeção de valorizar 100%, mercado imobiliário de Búzios atrai investidores
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui