Com provável mudança no comando do Ministério do Turismo, RJ deve ser impactado

Lula deve trocar Daniela Carneiro por Celso Sabino. Antes, terá um encontro com Waguinho, prefeito de Belford Roxo, marido de Daniela e aliado de Lula no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro - Foto: Fernando Maia/Riotur

Os trades turísticos fluminense e nacional acompanharam a performance da ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), com entusiasmo diante do seu bom desempenho, especialmente no Rio de Janeiro, cuja área é a sua vocação natural. Mas articulações políticas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a cúpula do União Brasil devem derrubar a atual ministra, que deve ser substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA). Apesar de o convite ainda não ter sido feito, é certo que aconteça.

Segundo o Poder 360, alguma sinalização nesse sentido deve ocorrer na próxima semana, já que Lula passa o feriado na Bahia e, na segunda-feira (12), é Dia dos Namorados, celebração que causará esvaziamento na Câmara dos Deputados. A expectativa é de que qualquer alteração seja realizada, a partir de terça-feira (13).

Ainda segundo o site, a troca teria sido sinalizada para o ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para o presidente do partido, Luciano Bivar, e para o líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (BA).

O prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e marido de Daniela Carneiro, Wagner dos Santos CarneiroWaguinho (Republicanos-RJ) – deve se reunir com o presidente da República na volta do feriadão. Waguinho, que defendeu Lula com unhas e dentes na eleição presidencial, ficou muito contrariado com a substituição de Daniela.  Na última quarta-feira (7), ele teria se encontrado com Celso Sabino para tentar reverter a troca de comando da pasta.

Advertisement

Waguinho, que está no seu segundo mandato como prefeito de Belford Roxo, cidade onde Lula saiu vencedor na eleição para a presidência, pretende concorrer ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2026. Como parte da sua plataforma eleitoral, o prefeito assumiria algum ministério no governo Lula, a partir de 2025.

CARGOS

Atualmente, o União Brasil detém os ministérios do Integração Regional, Comunicações e Turismo, apenas este está sendo negociado. E um dos motivos é o fato de Daniela Carneiro ser distante da cúpula do partido. No caso do ministério da Integração Regional, Waldez Góes, titular da pasta, é considerado intocável por ser aliado de Alcolumbre. Além disso, Góes está responsável pela sabatina do advogado Cristiano Zanin para a vaga destinado ao Supremo Tribunal Federal (STF), por indicação de Lula.

Quanto a Juscelino Filho, das Comunicações, ele não corre risco de perder o comando da pasta, já que é próximo ao líder do partido, Elmar Nascimento, preterido na escolha de ministros. Lula já havia se encontrado com Elmar, antes da aprovação do MP da Esplanada, que criou mais 15 ministérios, passando de 22 para 37 pastas, sob o comando de Lula.

Além de distante da cúpula do União, Daniela Carneiro e mais 5 deputados do Rio de Janeiro também estariam negociando uma debandada para o Republicanos, sem a perda dos mandatos.  

Celso Sabino garantiu a pessoas próximas que, à frente do ministério, o seu objetivo é reunir votos para Lula, moeda que o presidente mais precisa no momento.

As informações são do Poder 360.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com provável mudança no comando do Ministério do Turismo, RJ deve ser impactado
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O União Brazil apesar de 3 Ministérios, sendo o da Comunicação extremamente estratégico no contexto político atual não mostrou até agora nenhuma sintonia com o governo.

    NUNCA votam com o governo. Lula mantém esses 3 Ministérios pro União Brazil pra que?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui