Com Sargento Pimenta e Vem cá Minha Flor; blocos desfilam sob forte calor nesta segunda-feira

Até a Quarta-feira de Cinzas, a animação na Cidade Maravilhosa continuará com 54 blocos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Sargento Pimenta (Foto Luciola Villela Riotur )

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro segue a todo vapor, mesmo com o forte calor que tem castigado a cidade. Só nesta segunda-feira (12/02), são 41 blocos, como Sargento Pimenta e Vem cá Minha Flor; que desfilaram em clima de muita empolgação. Até a Quarta-feira de Cinzas, a animação na Cidade Maravilhosa continuará com 54 blocos na terça-feira e 6, no dia seguinte.

No Aterro do Flamengo, Zona Sul, o Sargento Pimenta, conhecido por tocar músicas dos Beatles, intercalou clássicos do grupo britânico e sucessos da cantora Rita Lee, a homenageada deste ano, levantando o público, na manhã de segunda-feira. “All You Need Is Love” no ritmo do maracatu; “Hey Jude” em ciranda; “Can’t Buy me Love” no coco, e “I Want to Hold You Hand” no samba, foram algumas das músicas apresentadas pelos 100 instrumentistas do Sargento Pimenta. Já Rita Lee foi celebrada com as canções: “Pagu”, “Lança Perfume”, ‘Erva Venenosa”, entre muitos outros sucessos.

Trabalhamos o ano inteiro para fazer esse carnaval. A oficina de músicos começou em maio passado. Então, estamos há muito tempo nos preparando para esse trabalho bonito, que mescla as músicas dos Beatles com os ritmos brasileiros. E esse ano viemos homenagear a Rita Lee, que era grande fã dos Beatles”, conta Fernando Reznik, fundador, diretor musical e mestre de bateria do bloco.

Vestido de Obelix, personagem de HQs, Silvio Seroa é um frequentador assíduo dos blocos de rua, mas essa foi a estreia no Sargento Pimenta: “Escolhi o Sargento Pimenta porque é um bloco que está crescendo, virando tradição e eu queria conhecer. E gosto da Rita Lee, um ícone do rock brasileiro. Vale a pena prestigiá-la. Mas eu tô mais pelo Carnaval, com Rita Lee ou sem Rita Lee”, brinca o engenheiro.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Desfile florido cheio de folia

No Centro do Rio, um verdadeiro jardim tomou conta das ruas na manhã desta segunda-feira,12 de fevereiro. O motivo? O desfile do bloco Vem Cá, Minha Flor, que com quase 10 anos de existência, fez os foliões acordarem cedinho para aproveitar o cortejo. Democrático e sem corda em volta da bateria, o bloco personifica com maestria o espírito
do Carnaval de rua do Rio, agregando pessoas de todos os lugares, idades e estilos.

Os componentes tinham flores nas mãos, nos cabelos e nas fantasias, entre eles os tradicionais clóvis gigantes e os pernas de pau, remetendo à beleza de um jardim desfilando na folia. A multidão cantou sem parar os sucessos de carnavais antigos e atuais.

Maestrina e diretora musical do Vem Cá, Minha Flor, Raquel Carvalho destacou a importância da presença feminina no Carnaval de Rua: “Estar aqui também é sinônimo de resistência. Uma mulher, principalmente uma mulher preta à frente de uma bateria é uma construção diária para conquistar o respeito das pessoas. É muito gratificante estar aqui!”, explicou.

Tamanha dedicação reverberava entre os foliões, dos mais antigos até os que desfilavam pela primeira vez, como a portuguesa Maria Abelardo. Estreante no Carnaval de Rua do Rio, ela fez questão de interagir o tempo inteiro com as ritmistas. “Em Portugal, nós temos blocos de rua, mas nada comparado ao que estou vendo aqui. É mágico!”

Aplicativo para conferir a agenda de blocos

Para ver a programação completa dos blocos, com data, horário e percurso, basta baixar o app Blocos do Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. O folião também pode acessar o site carnavalderua.rio, onde encontra o calendário dos blocos, itinerários e notícias relacionadas.

Confira algumas das atrações de 13/02, terça-feira

Fervo da Lud
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Horário: das 7h às 12h

Bloco das Carmelitas (desfile)
Local: Largo do Curvelo – Santa Teresa
Horário: das 8h às 14h

Clube do Samba
Local: Av. Atlântica 2.634 -Copacabana
Horário: das 9h às 13h

Bloco Carnavalesco Panela dos Batuqueiros
Local: Rua Antenor de Carvalho 349, Bangu
Horário: das 13h às 17h

Orquestra Voadora
Local: Av. Infante Dom Henrique, 735 – Glória
Horário: das 13h às 19h

Banda do Peru Pelado
Local: Av. Atlântica, 1.976 – Copacabana
Horário: das 14h às 20h

Banda da Saens Pena
Local: Rua General Roca, 661 – Tijuca
Horário: das 15h às 21h

Sereias da Guanabara LGBTQIAPN+
Local: Praia do Flamengo, 340 – Flamengo
Horário: das 15h às 21h

Bloco Carnavalesco Mulheres da Vila
Local: Boulevard 28 de Setembro, 200 – Vila Isabel
Horário: das 15h às 20h

Banda de Ipanema
Local: Rua Gomes Carneiro, 55 – Ipanema
Horário: das 16h às 21h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com Sargento Pimenta e Vem cá Minha Flor; blocos desfilam sob forte calor nesta segunda-feira

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui