Com sede no Rio, Hurb acumula calotes, polêmicas e insatisfação de clientes 

Empresa de viagens online vive crise sem precedentes e vira alvo de reclamações de hotéis, pousadas e passageiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Agência de viagens online fundada, e com sede no Rio de Janeiro, a Hurb, antigo Hotel Urbano, tem colecionado uma série de polêmicas nos últimos anos. A plataforma, a maior do seguimento na América Latina desde 2011, tem sido alvo de várias reclamações de passageiros, pousadas e hóteis, que alegam não ter recebido pagamentos e, no caso dos clientes, não ter cumprido com os serviços contratado.

Nas últimas semanas, a crise vivida pela empresa ganhou contornos drmáticos. Diversos hotéis e pousadas suspenderam reservas de hospedagens feitas pela plataforma após atrasos ou falta de pagamentos por parte da Hurb, o que acarretou em uma série de cancelamentos e adiamentos de pacotes de viagens, deixando milhares de clientes na mão.

Em meio a profusão de reclamações de clientes nas redes sociais, João Ricardo Mendes, CEO e fundador da Hurb, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (24/04). O anúncio foi feito após a divulgação de vídeos do empresário ameaçando e expondo dados de clientes.

“Tu não tem dinheiro para viajar para lugar nenhum, puxei sua capivara toda”, diz João Ricardo Mendes, que já tinha ofendido anteriormente concorrentes e literalmente “pisado” na reclamação de clientes em vídeo publicado no Instagram.

Advertisement

Depois da fala citada acima, o executivo continuou a ameaçar o cliente identificado como Miguel, que informou que já realizou Boletim de Ocorrência por Ameaça e Divulgação de Dados, em discordância com a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados.

“Tá arriscado alguém bater na merda da sua casa”, afirmou o CEO, ameaçando o cliente que estava em um grupo com mais de 1.000 pessoas que não tiveram suas passagens aéreas emitidas pela Hurb.

Segundo a própria Hurb, o número de viajantes que embarca por dia chega a quase 8 Boeings 737-700 cheios. Em média, mais de um passageiro embarca por minuto no mesmo aeroporto por intermédio da companhia. A quantidade e passageiros afetados negativamente pela omissão da empresa nos últimos dias pode chegar a 28 mil pessoas, conforme revelou o jornal O Globo.

Ao portal G1, a Hurb afirmou que trata cada caso individualmente com hotéis e pousadas, e alegou que não pode dar detalhes específicos por questões legais. A empresa também disse que oferece atendimento por chat, e-mail e telefone para resolver os problemas enfrentados por viajantes que tiveram as hospedagens canceladas.

Para clientes que foram lesados pela Hurb, é possível abrir uma reclamação contra a companhia por meio do site Consumidor.gov.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com sede no Rio, Hurb acumula calotes, polêmicas e insatisfação de clientes 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui