Combatendo o excesso: Vivo e Africa Creative lançam plataforma para pais monitorarem o tempo de jogo das crianças

A plataforma, batizada de Geração Vegas, tem como uma das funcionalidades ajudar na detecção do comportamento excessivo de crianças em jogos online que vem preocupando pais e familiares ao redor do mundo, além de apoiar com informações relevantes sobre o tema.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Crianças e jovens estão cada vez mais imersos no mundo eletrônico, principalmente no universo de games, e hoje estudos globais apontam que uma criança pode consumir até mais tempo, mais dinheiro e ter mais ansiedade do que um apostador profissional. Diante desse cenário, a Vivo e a agência Africa Creative, com o apoio técnico do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), criaram uma plataforma que visa contribuir para o uso mais consciente dos jogos online pelo público infantil. 

A plataforma, batizada de Geração Vegas, tem como uma das funcionalidades ajudar na detecção do comportamento excessivo de crianças em jogos online que vem preocupando pais e familiares ao redor do mundo, além de apoiar com informações relevantes sobre o tema.

“A Vivo é uma marca que procura criar diálogos construtivos sobre temas contemporâneos e ligados com os desafios da vida digital, por isso queremos também colocar ferramentas à disposição para tornar essa relação com os jogos mais equilibrada e saudável”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

Na plataforma geracaovegas.com.br pais e cuidadores poderão realizar um teste em que eles mesmos respondem para saber se a criança está jogando além do normal e encontrarão sugestões e orientações que podem ajudar a dar os primeiros passos para lidar com a situação. Toda produção de conteúdo da plataforma e suporte foram feitos em parceria com Luiza Brandão, psicóloga especialista em comportamento de crianças e adolescentes, que atende famílias que passam por esse problema há sete anos e realizou um artigo para a sua Pós-Graduação em Psicologia Clínica na Universidade de São Paulo (USP) sobre os fatores associados ao uso indevido de vídeo games entre adolescentes brasileiros. 

Advertisement

Nas redes sociais da marca serão divulgadas imagens impactantes, produzidas por inteligência artificial, que retratam essa realidade. Por fim, será implementada uma estratégia de search no Google, para responder às perguntas mais procuradas pelos pais e familiares no site de busca.  

“É importante entendermos que os videogames podem ser incríveis ferramentas de entretenimento e aprendizagem, porém, o seu uso sem cuidados por crianças e adolescentes pode levar a desfechos catastróficos. Para oferecermos esse cuidado, é essencial educarmos os pais sobre como eles podem prevenir desfechos problemáticos cuidando do acesso que os filhos terão a essas mídias, levando em conta o momento de desenvolvimento das crianças e adolescentes. É esse imprescindível lugar que a plataforma entra, centralizando informações de base científica aos pais, numa linguagem acessível a eles, permitindo que eles façam escolhas conscientes e saudáveis, em prol do desenvolvimento de seus filhos”, explica Luiza Brandão.

“Destacamos que ações de promoção à proteção integral e assistência são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e são parte do compromisso social da Psicologia”, reforça Talita Fabiano de Carvalho, presidenta do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP), que completa 50 anos em 2024.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Combatendo o excesso: Vivo e Africa Creative lançam plataforma para pais monitorarem o tempo de jogo das crianças
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui