Saiba o que é Maré de Sizígia, condição que deixará o RJ em alerta neste final de semana

Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, as regiões de Sepetiba e Guaratiba e a Baixada Fluminense podem ser as mais afetadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma verdadeira preocupação toma conta do Rio de Janeiro neste final de semana, com a combinação de chuvas intensas e a Maré de Sizígia, uma conjunção cósmica entre Lua, Sol e Terra. Este fenômeno, que tende a elevar significativamente o nível do mar, pode paralisar o Grande Rio, especialmente áreas como Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, as regiões de Sepetiba e Guaratiba e a Baixada Fluminense.

A Maré de Sizígia, caracterizada por marés extremamente altas, amplificada pela passagem de uma frente fria, pode criar uma barreira de água contra a drenagem das chuvas provenientes do continente. Com previsões apontando acumulados de chuvas de até 500 mm na região metropolitana do Rio, a preocupação se intensifica, pois toda essa água pode ser represada pela maré.

O histórico da cidade não deixa dúvidas sobre os perigos dessa combinação. Em 2016, a Ciclovia Tim Maia, localizada na Zona Sul do Rio, desabou em decorrência da força das águas durante uma Maré de Sizígia.

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, programado para vigorar a partir das 9h desta sexta-feira (22/03), com término previsto para as 9h de domingo (24/03). O alerta destaca a previsão de ondas entre 2,5 m e 3 m de altura, aumentando ainda mais as preocupações com a segurança costeira e a possível ocorrência de danos em áreas vulneráveis.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Saiba o que é Maré de Sizígia, condição que deixará o RJ em alerta neste final de semana
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui