A escavação em rocha da obra do Coletor Tronco Faria Timbó teve início nesta terça-feira (18/08) com auxílio de equipamento e mão de obra alemães. A intervenção é mais um avanço do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas).
O coletor tronco do Sistema Faria Timbó terá mais de 6 Km e reduzirá o lançamento de 1.049 litros por segundo de esgoto na Baía de Guanabara, o equivalente a 36 piscinas olímpicas. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro de 2021, quando todo o esgoto desses locais será captado e destinado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria.
“A continuidade das obras do PSAM é estratégica para a qualidade de vida da população do Rio de Janeiro no longo prazo. Trata-se de uma prioridade da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade para garantir o desenvolvimento sustentável fluminense e o bem-estar dos municípios no entorno da Baía de Guanabara”, afirma o secretário Altineu Côrtes.
A obra vai atender os bairros de Ramos, Bonsucesso, Olaria, Del Castilho, Inhaúma, Tomás Coelho, Engenho da Rocha, Higienópolis, Engenho Leal, Cavalcanti, Engenho de Dentro, Pilares, Maria da Graça, Encantado, Todos os Santos, Piedade, Cascadura, Madureira, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes e Complexo Habitacional do Alemão.
O investimento inicial para as obras do Sistema Faria Timbó é de mais de R$ 134 milhões reais, recursos oriundos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).