Candidato a vereador pelo Partido Verde (PV) na cidade de Nova Iguaçu, Nuriynho Almawi é formado em direito pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Compositor, interprete e sambista, o candidato de 25 anos que tenta seu primeiro mandato, se denomina “progressista por essência” e conta com propostas que inclui as áreas da educação, habitação, cultura e ambiental.
Com objetivo de exercer um mandato com maior participação popular, Nuriynho Almawi (PV) defende o envolvimento da população no processo de elaboração do orçamento municipal, através da adoção do orçamento participativo e da formação de conselhos populares em cada região da cidade. O candidato também se compromete a estar mensalmente presente em sub-bairros da cidade para ouvir as necessidades da região e elaborar requerimentos junto a prefeitura.
Entre suas propostas específicas está o “Projeto Nova Iguaçu Verde”, que visa incentivar a coleta seletiva no gerenciamento dos resíduos sólidos por toda a cidade e nas escolas, colaborando com a conscientização ambiental na sociedade. Além disso, a proposta inclui a estimulação da formação e manutenção de cooperativas de catadores, e iniciativas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas da cidade, bem como a criação de mais ciclovias para diminuir a quantidade de carros circulando nas ruas.
No âmbito da educação, o candidato propõe o fortalecimento e expansão do “Projeto Pré-Vestibular Sementes da Uva” enquanto educação popular voltada para população de baixa renda. Atrelado a isto, Nuriynho Almawi (PV) tem como proposta a efetivação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Município de Nova Iguaçu e a realização de atividades integradas com “Projeto Pré-Vestibular Sementes da Uva”.
O candidato destaca que a área cultural também merece atenção. Para isso, uma de suas bandeiras é o retorno dos desfiles das Escolas de Samba e dos Blocos de Carnaval da cidade. A proposta inclui a proposição de um Projeto de Lei para que a subvenção às agremiações e blocos seja vinculada ao Orçamento Municipal, respeitando critérios legais como a interatividade durante o ano todo com a comunidade em que estão inseridas.
Nuriynho Almawi (PV) ainda propõe medidas voltadas para a questão dos moradores de rua, da população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade e incentivo ao aluguel social para mulheres vítimas de violência, que não possam retornar aos seus lares. Mais informações sobre as propostas do candidato podem ser obtidas em seu Instagran e na página do facebook.