As eleições 2022 do Rio de Janeiro acabaram, finalmente. Não resta dúvida que os grandes vencedores foram Cláudio Castro, vencendo no 1º turno, e o PL com 11 deputados federais e 17 estaduais. Enquanto isso o Marcelo Freixo pode desistir de tentar qualquer candidatura para o Poder Executivo, sua atuação pífia este ano não permite grandes saltos.
E indo contra tudo e contra todos, Alessandro Molon ficou em 2º lugar para o Senado, e conquista seu espaço na esquerda e merece ser candidato a prefeito do Rio de Janeiro em 2024. O cargo também fica aberto para um candidato da direita, depois que Eduardo Paes se ligou a Lula, e viu o Bolsonarismo vencer o ex-presidente no Rio. O nome que surge é do senador Carlos Portinho, do PL. Romário, entretanto, está magoado com o presidente e evita declarar apoio a ele.
A família Maia sai completamente destroçada desta eleição, o partido comandado por Rodrigo Maia, o PSDB, não conseguiu fazer uma única cadeira em Brasília ou na Alerj. Seria esse o fim de um dos clãs mais importantes da política carioca por mais de 30 anos?
E quem será o novo presidente da Alerj em 2023? Rodrigo Bacellar, Marcio Canella ou André Corrêa. Isso e muito mais no Papo com Quintino.