Comércio carioca registra queda de 0,3% nas vendas, em 2023

Além da redução de vendas, a porcentagem aponta a diferença do resultado em relação à outras capitais do país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Saara, no centro do Rio. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

As vendas do comércio carioca marcaram um declínio de 0,3% de janeiro a dezembro de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. O levantamento foi realizado pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio). Além da redução de vendas, a porcentagem aponta a diferença do resultado em relação à outras capitais do país, já que a economia nacional aponta sinais de evolução.

O comércio varejista brasileiro registrou crescimento consecutivo nos últimos quatro anos, em 2020 com aumento de 1,2%, 2021 com 1,4%; 2022 com 1,0% e 2023 com 1,7%, já o comércio do Rio de Janeiro marcou, em 2020, um crescimento de 1,2%, porém registou uma queda de 0,5% em 2021, 3,5% em 2022 e 0,3% em 2023. Para o especialista em varejo Michel Tauil, idealizador do Acelera Varejo, organização que conta com a participação de 4 mil empresários varejistas, IPTU alto, violência e baixa renda são alguns dos motivos para o declínio do setor.

De acordo com um levantamento pelo Serasa, o Rio de Janeiro é o estado com mais endividados em todo o país. São cerca de 7,3 milhões de inadimplentes, o que corresponde a 53% da população fluminense, somente na capital, são quase 2,9 milhões de cidadãos que ainda não honraram suas dívidas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comércio carioca registra queda de 0,3% nas vendas, em 2023

2 COMENTÁRIOS

  1. O índice é por volume de venda ou faturamento e está ajustado em relação a inflação, seja qual for? Se for apenas faturamento, esconde um resultado ainda pior. Conflita com outras publicações que afirmavam que o Rio estava com crescimento superior ao País. Se formos cruzar dados…Ai,ai.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui