O otimismo do comércio lojista do Rio de Janeiro em relação à chegada da Primavera é uma notícia positiva para a economia da região. O crescimento estimado é de 4% nas vendas em comparação com o ano anterior, conforme pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, e do Sindicato do Comércio dos Lojistas do Rio de Janeiro – SindilojasRio, que ouviu 250 lojistas.
A Primavera é tradicionalmente uma estação que influencia as vendas do comércio, pois as mudanças climáticas e a renovação do guarda-roupa levam os consumidores a procurar roupas mais leves e coloridas. Os lojistas estão se preparando para atender a essa demanda.
A pesquisa revela que os produtos relacionados à moda de praia, roupas e calçados esportivos são os mais esperados para liderar as vendas, seguidos por produtos de beleza e óculos de sol. Isso sugere que os consumidores estão buscando produtos relacionados ao lazer e à aparência pessoal nesta temporada.
A localização das lojas também desempenha um papel importante nas expectativas de vendas, com as lojas da Zona Norte, Zona Sul e Centro sendo as mais promissoras em termos de volume de vendas.