Comércio do Rio pede a volta do horário de verão

Em 2018, último ano em que a medida foi adotada, lojistas registraram alta de 4% nas vendas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Governo Federal)

Comerciantes do Rio se manifestaram favoráveis a retomada do horário de verão. Segundo os lojistas, as vendas podem aumentar em até 4%, principalmente do comércio de rua. A estimativa é do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio).

É uma medida muito bem avaliada pelo setor. As pessoas saem do trabalho com o dia ainda claro e isso as estimula a percorrerem as lojas, especialmente as de rua, próximas aos locais de trabalho e bairros residenciais para ver as novidades. Em 2018, último ano do horário de verão, as vendas cresceram 3,5% e colaboraram bastante para o desempenho do setor no segundo semestre”, diz Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, destacando que a medida também elevaria o movimento em bares e restaurantes.

No âmbito nacional, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) enviou carta ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pedindo a volta do horário de verão no Brasil. Segundo a entidade, a medida gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento entre 10% e 15%.

“No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país”, diz a Abrasel na carta enviada na terça-feira (26) ao ministro.

Advertisement

Criado em 1931, o horário de verão foi extinto pelo governo federal em 2019, com base em estudos que apontaram a pouca efetividade na economia energética. O governo da época também se baseou em estudos da área da saúde sobre os impactos da mudança no relógio biológico das pessoas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comércio do Rio pede a volta do horário de verão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui