Comércio do Rio planeja contratar 12 mil funcionários temporários para festas de fim ano, aponta pesquisa

Levantamento ouviu 300 comerciantes de variados setores; em 2022, número de contratações temporárias foi de aproximadamente 10 mil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa do Calçadão de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Pesquisa conjunta recente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Município (SindilojasRio) aponta que o comércio carioca deverá contratar cerca de 12 mil funcionários temporários para as festas de fim de ano. Em 2022, o número foi de aproximadamente 10 mil.

No levantamento, foram entrevistados donos de 300 empresas dos setores de brinquedos; calçados; confecções e moda infantil; eletroeletrônicos; joias e bijuterias; móveis; óticas; e papelarias.

De acordo com a pesquisa, dos 300 comerciantes ouvidos, 55% pretendem contratar para o referido período; 30% ainda estão indecisos; 10% não contratarão; e 5% pensam em pagar horas extras aos atuais funcionários se for necessário.

Em relação ao total de vagas disponíveis, 65% dos novos funcionários serão vendedores; 10 operadores de caixa; 15% estoquistas; 5% supervisores; e 5% auxiliares de estoque, entregadores e ajudantes.

Advertisement

Já no que diz respeito à possível contratação em definitivo, pós-festas, 45% dos empresários consultados disseram que isso pode acontecer naturalmente; 35% afirmaram que não; e 20% preferem pagar hora-extra.

”No começo deste ano, por exemplo, as previsões eram de que o crescimento do PIB seria de 0,78%. No entanto, se chegou em 2,89% nos nove primeiros meses. Essa taxa, até o momento, é igual ao desempenho do ano passado, que foi de 2,9%. Em consequência, isso constrói um ambiente de perspectivas de vendas maiores para o fim do ano”, diz Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comércio do Rio planeja contratar 12 mil funcionários temporários para festas de fim ano, aponta pesquisa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui