Pesquisa conjunta recente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Município (SindilojasRio) aponta que o comércio carioca deverá contratar cerca de 12 mil funcionários temporários para as festas de fim de ano. Em 2022, o número foi de aproximadamente 10 mil.
No levantamento, foram entrevistados donos de 300 empresas dos setores de brinquedos; calçados; confecções e moda infantil; eletroeletrônicos; joias e bijuterias; móveis; óticas; e papelarias.
De acordo com a pesquisa, dos 300 comerciantes ouvidos, 55% pretendem contratar para o referido período; 30% ainda estão indecisos; 10% não contratarão; e 5% pensam em pagar horas extras aos atuais funcionários se for necessário.
Em relação ao total de vagas disponíveis, 65% dos novos funcionários serão vendedores; 10 operadores de caixa; 15% estoquistas; 5% supervisores; e 5% auxiliares de estoque, entregadores e ajudantes.
Já no que diz respeito à possível contratação em definitivo, pós-festas, 45% dos empresários consultados disseram que isso pode acontecer naturalmente; 35% afirmaram que não; e 20% preferem pagar hora-extra.
”No começo deste ano, por exemplo, as previsões eram de que o crescimento do PIB seria de 0,78%. No entanto, se chegou em 2,89% nos nove primeiros meses. Essa taxa, até o momento, é igual ao desempenho do ano passado, que foi de 2,9%. Em consequência, isso constrói um ambiente de perspectivas de vendas maiores para o fim do ano”, diz Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio.