Parecia até cena de filme, mas era a mais pura realidade. Algo parecido com uma estrela cadente “próximo” ao Cristo Redentor, um dos monumentos mais conhecidos do mundo, e poucos cariocas sequer ficaram sabendo do acontecimento. É bem verdade que a olho nu era impossível enxergar a beleza do cometa Leonard, que nesta terça-feira (21/12), abrilhantou o céu do Rio de Janeiro. O fenômeno que passou despercebido, foi flagrado pelas lentes microscópicas do fotografo e professor carioca Marcello Cavalcanti.
Ele conta que o cometa só voltará a viajar pelo espaço daqui a 80 mil anos, e que esta era uma chance única de registrá-lo. Marcelo diz que se preparou alguns meses para poder fazer as imagens do lastro luminoso juntamente com o Cristo, assim que ele cortasse o céu da Capital Fluminense. Segundo os seus cálculos de horário e ângulos, o Mirante Dona Marta, em Botafogo, era o local ideal para o clique. A hora mágica seria às 20h, e deu tudo certo.
“Incialmente eu me programei para fazer a imagem na Região Serrana do estado pela iluminação e qualidade do céu, eu sabia que ele [cometa Leonard] não estaria com o brilho muito forte, mas queria enquadrá-lo com algum elemento da Serra, como Dedo de Deus ou Três Picos. Acabou que o tempo ficou completamente nublado. Quando eu voltei para o Rio, o brilho do cometa aumentou, o que é muito difícil de prever, devido a escassez dos estudos. Com o aumento do brilho e a melhora do tempo no Rio, que abriu nos últimos dois dias, eu sabia que teria uma chance”.
Marcello relatou o receio de fotografar no céu do Rio, que não privilegiaria a claridade do astro tanto quanto a Região Serrana, mas destacou que poderia compor uma foto de impacto se juntasse com cartões postais famosos da cidade, como a Pedra da Gávea e o próprio Cristo.
“Eu queria uma referência muito forte para os cariocas, depois de alguns cálculos eu observei que a foto tinha que ser em um ponto bem alto. Depois de muitas avaliações eu vi que a foto iria coincidir com o Cristo, maior símbolo que a gente tem na cidade. O planejamento para ter o cometa e o Cristo na mesma foto nos deu a localização do Mirante Dona Marta, em Botafogo“.
Em seu Instagram, Marcello Cavalcanti, que também tem um canal no Youtube sobre suas aventuras fotográficas, destacou a passagem do cometa Leonard pelo Rio.
Veja a postagem:
O cometa Leonard foi descoberto em janeiro deste ano e recebeu o nome não oficial de “cometa de Natal”, quando passava entre Marte e Júpiter, e foi detectado por cientistas da Nasa. De acordo com as rotas traçadas pelos pesquisadores, ele está seguindo em direção ao Sol.
Ele só começou a aparecer no hemisfério sul no início de dezembro. No Brasil, algumas pessoas da região norte puderam ver o a estrela. Em seguida Leonard foi visto na região sudeste, após alguns dias desaparecido.
Dependendo das condições meteorológicas, o Leonard pode ser visto a olho nu em alguns países da América Latina.
Batizado de C/2021 A1, o cometa descoberto por Gregory J. Leonard foi inicialmente visto “como uma mancha tênue” no início de 2021, quando passou pela órbita de Marte.