Comissão da Câmara do Rio se reúne, nesta quinta, para debater vetos do prefeito ao Plano Diretor da cidade

Comissão Especial se reúne para discutir os quase 80 vetos emitidos pelo prefeito Eduardo Paes. Para o vereador Pedro Duarte, os vetos devem ser derrubados, pois desfiguram o documento que foi aprovado após dois anos e meio de debates

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução

A Comissão Especial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), responsável por colocar em prática o Plano Diretor da cidade, fará uma reunião, na manhã desta quinta-feira (7), para discutir os quase 80 vetos impostos pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) ao Projeto de Lei aprovado pelo legislativo municipal, em dezembro de 2023. Nos dias 12 e 14, terça-feira e quinta-feira, será a vez de o plenário da Casa votar as indefinições posicionadas pelo Executivo municipal.

O vereador Pedro Duarte (NOVO), que integra a Comissão Especial, defende a derrubada dos vetos, que, em sua avaliação, desfiguram o texto do Plano Diretor que foi aprovado após dois anos e meio de debates entre vários segmentos da sociedade.

“O prefeito tem o direito de vetar determinados artigos e anexos. É algo previsto no processo legislativo. Mas é um tanto sem sentido desfigurar aquilo que foi aprovado após tanto debate”, afirma Duarte.

À frente da presidência da Comissão, Rafael Aloisio Freitas (Cidadania), afirma que a CMRJ também deve analisar as lacunas deixadas pela Lei Complementar 270/2024. Segundo o vereador, que participou ativamente das discussões sobre a LC, a Câmara deve atuar no aperfeiçoamento dos pontos que ainda não estão consolidados.

Advertisement

O novo Plano Diretor do Rio de Janeiro é composto por uma série de determinações de ordenamento territorial do município. O documento regulamenta o uso e ocupação do solo, estabelece regras de zoneamento e índices urbanísticos, além de estabelecer áreas de especial interesse social, com o apoio das áreas econômico-financeiras e administrativas da Prefeitura, entre pontos importantes para a organização da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comissão da Câmara do Rio se reúne, nesta quinta, para debater vetos do prefeito ao Plano Diretor da cidade
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Comissão da Câmara do Rio se reúne, nesta quinta, para debater vetos do prefeito ao Plano Diretor da cidade
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui