Comissão da mulher da Câmara do Rio vai promover ação social e de cidadania em Santa Teresa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal do Rio, presidida pela vereadora Monica Benicio (PSOL), encerrará as atividades do ano com uma grande ação social e de cidadania para a população carioca neste sábado, 9 de dezembro. O evento “Direitos Humanos para Todas” será realizado na Praça Odilo Costa, em Santa Teresa, das 10h às 17h, em parceria com a Coletiva Feminista Santa Luta. Serão oferecidos diversos serviços às moradoras das mais de 20 favelas da região, entre eles: emissão de documentos, atendimento jurídico, oficina de currículos, cadastro para emprego, informações sobre saúde, prevenção e direitos das mulheres, oficina de futebol feminino, apresentações culturais e recreação infantil.

A ação marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) e contará com a participação de várias instituições e entidades parceiras. A Fundação Leão XIII vai oferecer isenções para emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de RG. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda levará uma feira de empregabilidade, com até 80 vagas para cadastro. A Casa da Resistência Lésbica, da Maré, vai dar uma oficina de currículos para quem estiver em busca de emprego. O time de futebol da Maré Mariellas vai ministrar uma oficina de futebol voltada para mulheres.

A Comissão da Mulher da Alerj, presidida pela deputada estadual Renata Souza, fará atendimentos em parceria com a Comissão da Mulher da Câmara dando orientações sobre o que fazer, quem procurar e como denunciar casos de violências contra mulheres. A Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra), que atua na promoção dos direitos das mulheres e no fortalecimento da autonomia feminina, vai orientar as pessoas sobre como se prevenir de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids.

Advertisement

Leia também

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender

Também estarão presentes a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual (Ceds Rio), oferecendo serviços de testagem para HIV, hepatite e sífilis; o Posto de Saúde Ernani Agrícola, com vacinação e informações sobre saúde e prevenção; e o Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, que fará atendimento jurídico especializado.

“É fundamental a comissão sair dos limites do espaço institucional e estar nas ruas, em contato direto com a população, levando serviços, acesso à cidadania e informações sobre direitos que muita gente nem sabe que tem. Nosso papel é fazer esse trabalho político de formiguinha, ainda mais numa data tão importante como o Dia Internacional dos Direitos Humanos”, explica Monica.

Às 13h será realizada a roda de conversa “Santa Teresa pelo Olhar das Mulheres”, com a participação de todas as instituições parceiras e da população. Já a programação cultural vai incluir apresentação musical, feira de artes e atividades para crianças, como contação de histórias, pula-pula, bolinhas de sabão, etc. A ação social será encerrada pelo trio de forró “Cantos da Fulô”, formado pelos artistas Beatriz Bessa, Milena Sá e Lulu Antunes.

SERVIÇOS:

1) Fundação Leão XIII – isenções para emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de RG;
2) Secretaria Municipal de Trabalho – feira de empregabilidade, com até 80 vagas para cadastro;
3) Casa da Resistência Lésbica – oficina de currículos;
4) Time Mariellas – oficina de futebol feminino;
5) Comissão da Mulher da Alerj – informações sobre direitos das mulheres e orientações em casos de violências contra mulheres;
6) Casa da Mulher Trabalhadora – prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Aids;
7) Secretaria Municipal de Saúde – testagem hepatite e sífilis;
8) Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual – testagem para HIV;
9) Posto de Saúde Ernani Agrícola – vacinação e informações sobre saúde e prevenção;
10) Nudem – atendimento jurídico da Defensoria Pública para casos de violências contra mulheres;
11) Programação cultural – apresentação musical do trio de forró “Cantos da Fulô”, feira de artes e recreação infantil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comissão da mulher da Câmara do Rio vai promover ação social e de cidadania em Santa Teresa

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Comissão da mulher da Câmara do Rio vai promover ação social e de cidadania em Santa Teresa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui