Comitiva chinesa de Xangai visita Itaguaí e acena com possíveis parcerias comerciais e culturais

Autoridades do distrito de Huangpu receberam carta de intenções e convidaram o prefeito interino de Itaguaí e secretários municipais para uma visita à China

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Reunião entre Prefeitura interina de Itaguaí e comitiva chinesa de Huangpu, em Xangai - Foto: Ítalo Dornelles

Na tarde desta quarta-feira (26/03), uma comitiva de autoridades do distrito de Huangpu, em Xangai, na China, esteve na Prefeitura de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A recepção – animada com uma apresentação da banda Bamita – foi liderada pelo prefeito interino da cidade fluminense, Haroldo Jesus (com a primeira-dama, Renata; sua mãe, Denise; e seu pai, Beto da Reta), acompanhado de diversas personalidades municipais.

PUBLICIDADE

A comitiva chinesa contou com Xu Hui Li (prefeita); Gao Hao Zhong (diretor da Comissão de Obras); Wang Wei (diretor da Comissão de Saúde); Cao Jiong (diretor de Marketing); Lu Xiao Jun (secretária do Partido) e Wang Xiao Shang (vice-diretor do Escritório Geral).

A intérprete Silvia também integrou a comitiva e facilitou a comunicação entre o grupo e os brasileiros. A visita a Itaguaí foi parte de um roteiro no RJ que levou os chineses a empresas do seu país natal estabelecidas no estado e também em São Paulo.

Depois de uma breve cerimônia na porta da Prefeitura, o grupo seguiu para a sala de reuniões do gabinete de Haroldo Jesus. Lá, o prefeito interino entregou uma carta de intenções e diplomas com declarações de amizade aos membros da comitiva. Ambos os documentos reforçam o objetivo de estabelecer parcerias entre Itaguaí e Huangpu.

O distrito chinês

Huangpu forma a parte oriental do núcleo urbano tradicional da cidade de Xangai e, atualmente, é o mais central dos 18 distritos da cidade. Huangpu é a sede do governo municipal e inclui as principais atrações da cidade, tais como O Bund (uma área à beira do rio que dá nome do distrito) e o antiga Templo Cidade de Deus, além de populares zonas comerciais como Nanjing Road e Huaihai Road.

O distrito é um dos mais densamente povoados do mundo. De acordo com o censo chinês de 2010, Huangpu tem 678.670 habitantes, ou 33,171 hab por km².

Huangpu abriga quase 2,7 mil empresas com capital estrangeiro, cujas contribuições fiscais representam mais de 40% da receita tributária total do distrito. No ano passado, 115 empresas com capital estrangeiro escolheram estabelecer sua sede em Huangpu, um aumento de 40% em relação ao ano anterior. Foram mais de 500 empresas com capital estrangeiro entraram em contato com o Distrito, manifestando seu interesse em investir e iniciar negócios aqui.

Prefeita faz convite

Xu Hui Li, autoridade máxima de Huangpu, agradeceu muito o convite e ressaltou que o distrito chinês e Itaguaí têm um potencial grande para estabelecer parcerias comerciais e culturais. Ela lembrou que Xangai tem o maior porto do mundo e é um grande polo de indústrias, entretenimento, gastronomia e turismo.

Huangpu, em especial, tem vocação para relações internacionais. Xu disse ainda que a China está aberta a estabelecer negociações que envolvam matéria-prima brasileira e demais artigos para os chineses importarem. Também fez parte dos comentários da prefeita pontos de interesse em comum com Itaguaí, como, por exemplo, promover intercâmbios educacionais e culturais entre alunos brasileiros e chineses.

Presentes no encontro, André Amorim, assessor de Assuntos Externos, e Ronaldo Fucci, secretário municipal de Portos e Logística, afirmaram que Itaguaí está aberto a receber indústrias automobilísticas e de tecnologia, como fábricas de produção de baterias para celulares, como mencionou a autoridade chinesa.

Ela se comprometeu a apresentar Itaguaí e suas possibilidades ao empresariado chinês do distrito. O município brasileiro, por sua vez, se mostrou apto a exportar produtos agrícolas e receber empresas que queiram se estabelecer no seu território.

Xu Hui Li fez um convite a Haroldo Jesus e aos secretários para conhecer Huangpu e Xangai, para ter acesso não só às várias atrações locais, mas também para estabelecer mais um passo em direção a futuro de cooperação técnica mútua e intensas relações comerciais e culturais.

Ao fim da reunião, houve troca de presentes: os membros da comitiva receberam frutas de Itaguaí (bananas e goiabas) e um trabalho artesanal em madeira, enquanto Haroldo Jesus recebeu das mãos de Xu Hui Li uma luminária e um leque com uma inscrição em mandarim que significa ”boa sorte e futuro promissor para Itaguaí”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Comitiva chinesa de Xangai visita Itaguaí e acena com possíveis parcerias comerciais e culturaisddr newsletter Comitiva chinesa de Xangai visita Itaguaí e acena com possíveis parcerias comerciais e culturais

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui