Comlurb amplia frota de coleta seletiva e remoção gratuita com veículos mais modernos

Eduardo Paes, anunciou, nesta sexta-feira (29/09), no Parque do Flamengo, a introdução da nova frota, que além de ser mais moderna, prioriza a segurança dos garis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou, nesta sexta-feira (29/09), no Parque do Flamengo, na Zona Sul do Rio, a introdução da nova frota da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) destinada a aprimorar os serviços de coleta seletiva e remoção gratuita na cidade. A renovação da frota traz um aumento significativo no número de veículos, que agora são mais modernos e priorizam a segurança dos garis, atendendo às exigências recentes e em busca de maior eficiência e produtividade nos serviços de limpeza urbana.

No âmbito da coleta seletiva, a companhia mais que dobrará sua capacidade diária, passando de 1,5 tonelada para quase quatro toneladas. Eduardo Paes destacou os esforços da administração em expandir a frota, afirmando: “Temos feito um esforço enorme para aumentar a frota da Comlurb, quase quadruplicamos o número de veículos desde o início do governo. Isso significa melhor capina e limpeza das ruas. Temos ainda o disque entulho, que a pessoa pode ligar e pedir que a Comlurb faz a remoção gratuita. Estamos também viabilizando veículos somente para a limpeza dos túneis e aumentando a frota de coleta seletiva.”

A nova frota da coleta seletiva desempenhará um papel crucial na implementação do Projeto Selo Azul, uma certificação oferecida pela Comlurb a condomínios que adotarem os serviços da empresa, com lançamento previsto para outubro. A colaboração da população na separação de materiais recicláveis em casa e sua entrega à coleta seletiva são fundamentais para impulsionar o processo de reciclagem.

A frota de coleta seletiva incluirá 13 novos caminhões e três veículos do tipo gaiola, todos equipados com alarmes de ré e faróis de serviço para aumentar a segurança dos trabalhadores, especialmente durante o turno noturno. No que diz respeito à remoção gratuita de entulho, galhadas e bens inservíveis, um serviço com 93% de aceitação da população, serão adicionados 20 novos veículos. Além disso, a Comlurb está investindo em três equipamentos tipo lava-jato, com jateadeira de pressão, para melhorar a limpeza hidráulica dos túneis da cidade e a remoção de pichações.

Advertisement

O Presidente da Comlurb, Flávio Lopes, afirmou: “Estamos mais que dobrando nossa capacidade de coleta seletiva, saindo de 1,5 tonelada para quase quatro toneladas diariamente. Nessa nova frota, são 13 caminhões para fazer a coleta seletiva, três caminhões do tipo gaiola e 20 novos veículos basculantes para fazer a remoção gratuita, um serviço que já é sucesso na cidade. Temos ainda uma novidade, que são três caminhões jateadeiras para a limpeza dos túneis da cidade.”

Os novos veículos de coleta seletiva, com capacidade de 8m³, apresentam um design inovador e sustentável, com ênfase na segurança, incluindo dispositivos como o lifter, que facilita o basculamento de contêineres plásticos, e câmeras de ré para aprimorar a segurança dos trabalhadores. Os veículos do tipo gaiola, com capacidade total de 18m³, estão equipados com braços hidráulicos para facilitar o içamento de materiais mais pesados, como bens inservíveis e big bags.

Os caminhões basculantes, com capacidade de 7m³, serão exclusivos para o serviço de remoção gratuita, aumentando a capacidade de atendimento diário das solicitações feitas pelo WhatsApp da Central de Atendimento 1746 da Prefeitura, no número 3460-1746, para remoção de entulho e bens inservíveis, proporcionando maior eficiência e produtividade aos serviços de limpeza urbana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb amplia frota de coleta seletiva e remoção gratuita com veículos mais modernos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui