No último sábado, (02/07), a equipe da coleta seletiva da Comlurb esteve na Praça de Santa Margarida, em Cosmos, na Zona Oeste, para incentivar a população a separar material potencialmente reciclável. Além dos técnicos, que distribuíram panfletos e conversaram com os moradores, estava presente o grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização.
A Companhia está promovendo, desde março, o aumento da participação da população. Equipes da Coleta Seletiva visitam semanalmente pontos diferentes da cidade para divulgar o serviço e reforçar os roteiros.
Atualmente, o serviço de Coleta Seletiva da Comlurb está em 122 bairros, cerca de nove mil logradouros, e recolhe, em média, 15 mil toneladas por ano de material potencialmente reciclável. Todo o material coletado é entregue para 28 cooperativas de catadores, que fazem a separação e a comercialização dos produtos.
O lixo reciclável garante trabalho e renda para os cooperativados e suas famílias. O recolhimento porta a porta é feito uma vez por semana, em dias alternados ao da coleta domiciliar. A população pode se informar sobre o dia e horário da coleta em cada rua no site www.rio.rj.gov.br/comlurb/coletaseletiva
Para que a cadeia da reciclagem obtenha êxito cada vez maior, é fundamental que os moradores participem desse processo, promovendo a separação do lixo em suas residências. Sem a participação da população, o serviço de coleta seletiva se torna improdutivo e caro.
Pela segunda vez em pouco espaço de tempo o caminhão de coleta seletiva de lixo deixa de passar aqui na rua.
Alem do mais não tem mais hora certa pra passar. Isso desestimula os moradores de separar o reciclável a semana inteira .
Rua Raul Marinho Inhoaíba.