Comlurb inicia operação com ‘robô roçador de grama’ na Zona Norte do Rio

A demonstração do serviço, que ocorreu nesta quinta-feira (27/04), contemplou o entorno do Viaduto de Ramos e expôs aos moradores as funcionalidades da nova máquina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (27/04), a Comlurb pôs em operação os quatro primeiros robôs manipulados por controle remoto que farão o corte de áreas gramadas na cidade, sendo dois de médio porte e dois de grande porte. A ação ocorreu no Viaduto de Ramos, junto à Rua Leopoldina Rego. É a primeira vez que o equipamento, de última geração, será usado no Rio de Janeiro.

Os operadores das máquinas fizeram uma demonstração real do serviço, expondo aos moradores todas as funcionalidades da nova máquina que vai agilizar e melhorar ainda mais a roçada das áreas verdes, chegando a atingir produtividade até 20 vezes maior do que o gari com roçadeira. A redução de tempo da roçada libera o gari para atuar em outros pontos, garantindo que mais áreas da cidade sejam atendidas com corte do mato em menos tempo.

O novo equipamento tem o diferencial de operar em áreas íngremes. Na sexta-feira (28/04), a apresentação será na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, a partir das 9h. Outras quatro máquinas entram em operação na semana que vem.

A Comlurb selecionou 46 empregados aptos a operar o novo equipamento, e todos passaram por treinamento dado pela própria empresa fornecedora do equipamento. A companhia está elaborando uma programação de operação para garantir ainda mais eficiência no corte de grama em todas as regiões da cidade.

Advertisement

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, acredita que a nova máquina vai complementar o serviço de excelência que já é realizado na cidade. “Com o apoio do Prefeito Eduardo Paes adquirimos um grande número de equipamentos para as mais diversas atividades, incluindo os de roçada, como tratores tipo escorpião, tratores roçadeiras, Giro Zero e roçadeiras manuais. O que deu um outro padrão no corte. O Spider era o equipamento que faltava. Com ele, vamos complementar o ótimo trabalho já desenvolvido pelas nossas equipes operacionais nas áreas gramadas, com destaque para os pontos mais íngremes e de difícil acesso”, pontuou.

Parceiro da Comlurb em diversas ações operacionais na Zona Norte, o Subprefeito Diego Vaz reafirma a importância do novo equipamento nas operações de roçada na cidade. “A Prefeitura sempre busca estar atenta às novas tecnologias para melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão. E assim será com esses robôs que tornarão as capinas e as roçadas mais eficazes e ágeis. Dessa forma, a nossa capacidade de atendimento também vai se expandir”, afirmou.

Nas próximas duas semanas, o robô roçador vai operar em outros pontos da cidade, no Aterro do Flamengo, Parque Ari Barroso, na Penha, Parque Orlando Leite, em Cascadura, Avenida das Américas e diversos trechos da Avenida Brasil na Zona Oeste.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb inicia operação com 'robô roçador de grama' na Zona Norte do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Não gostei da ideia de desenvolverem a idéia desses robôs que na verdade, só serve para roubar o serviço de um ser humano, que onde podia tá uma pessoa trabalhando para garantir seu pão de cada dia, mas esses tipos de “ideia” acaba tomando o serviço de alguém, triste!.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui