Comlurb inicia operação com ‘robô roçador de grama’ na Zona Norte do Rio

A demonstração do serviço, que ocorreu nesta quinta-feira (27/04), contemplou o entorno do Viaduto de Ramos e expôs aos moradores as funcionalidades da nova máquina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (27/04), a Comlurb pôs em operação os quatro primeiros robôs manipulados por controle remoto que farão o corte de áreas gramadas na cidade, sendo dois de médio porte e dois de grande porte. A ação ocorreu no Viaduto de Ramos, junto à Rua Leopoldina Rego. É a primeira vez que o equipamento, de última geração, será usado no Rio de Janeiro.

Os operadores das máquinas fizeram uma demonstração real do serviço, expondo aos moradores todas as funcionalidades da nova máquina que vai agilizar e melhorar ainda mais a roçada das áreas verdes, chegando a atingir produtividade até 20 vezes maior do que o gari com roçadeira. A redução de tempo da roçada libera o gari para atuar em outros pontos, garantindo que mais áreas da cidade sejam atendidas com corte do mato em menos tempo.

O novo equipamento tem o diferencial de operar em áreas íngremes. Na sexta-feira (28/04), a apresentação será na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, a partir das 9h. Outras quatro máquinas entram em operação na semana que vem.

A Comlurb selecionou 46 empregados aptos a operar o novo equipamento, e todos passaram por treinamento dado pela própria empresa fornecedora do equipamento. A companhia está elaborando uma programação de operação para garantir ainda mais eficiência no corte de grama em todas as regiões da cidade.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, acredita que a nova máquina vai complementar o serviço de excelência que já é realizado na cidade. “Com o apoio do Prefeito Eduardo Paes adquirimos um grande número de equipamentos para as mais diversas atividades, incluindo os de roçada, como tratores tipo escorpião, tratores roçadeiras, Giro Zero e roçadeiras manuais. O que deu um outro padrão no corte. O Spider era o equipamento que faltava. Com ele, vamos complementar o ótimo trabalho já desenvolvido pelas nossas equipes operacionais nas áreas gramadas, com destaque para os pontos mais íngremes e de difícil acesso”, pontuou.

Parceiro da Comlurb em diversas ações operacionais na Zona Norte, o Subprefeito Diego Vaz reafirma a importância do novo equipamento nas operações de roçada na cidade. “A Prefeitura sempre busca estar atenta às novas tecnologias para melhorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão. E assim será com esses robôs que tornarão as capinas e as roçadas mais eficazes e ágeis. Dessa forma, a nossa capacidade de atendimento também vai se expandir”, afirmou.

Nas próximas duas semanas, o robô roçador vai operar em outros pontos da cidade, no Aterro do Flamengo, Parque Ari Barroso, na Penha, Parque Orlando Leite, em Cascadura, Avenida das Américas e diversos trechos da Avenida Brasil na Zona Oeste.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb inicia operação com 'robô roçador de grama' na Zona Norte do Rio

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Não gostei da ideia de desenvolverem a idéia desses robôs que na verdade, só serve para roubar o serviço de um ser humano, que onde podia tá uma pessoa trabalhando para garantir seu pão de cada dia, mas esses tipos de “ideia” acaba tomando o serviço de alguém, triste!.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui