A Comlurb começou, na manhã desta quinta-feira (21/09), a limpeza da pichação feita na Pedra do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Os agentes foram ancorados na rocha e contaram com a supervisão de um profissional de alpinismo, que vistoriou o local previamente e acompanhou a operação. A Subprefeitura da Barra acionou uma equipe do Corpo de Bombeiros para a instalação de grampos de suporte na pedra.
O trabalho está sendo realizado por quatro trabalhadores, incluindo dois garis, todos utilizando os Equipamento de Proteção Individual recomendados pela Segurança do trabalho da Comlurb, com cintos com dispositivo trava-queda e cordas utilizados na técnica de rapel, e certificados Profissional de Acesso por Corda N1, pela Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda e Resgate, para trabalho em altura/acesso por corda com segurança. O serviço é onsiderado complexo, porque a tinta usada na pichação dificulta a remoção, que conta com removedor de tinta, escova de aço e jateadeira de pressão. A ação de limpeza prossegue nesta sexta-feira (22/09).
A pichação foi feita na semana passada e trazia as iniciais de uma facção criminosa e as frases “O bicho vai pegar” e “Atenção morador” pintadas com tinta branca. A Polícia Civil instaurou um inquérito para descobrir os responsáveis.