A Comlurb montou um esquema de limpeza para o segundo turno das Eleições 2022, neste domingo (30/10), com um total de 2.007 garis e 263 agentes de limpeza urbana, que vão trabalhar antes, durante e após o pleito no entorno de todas as seções eleitorais das 46 zonas eleitorais da cidade.
O planejamento operacional prevê a presença de 887 garis a partir das 6h. O segundo grupo, de 1.120 garis, começa o serviço a partir das 17h e estará nas ruas até que todos os pontos estejam limpos. A companhia vai atuar com 36 caminhões compactadores, oito varredeiras de grande porte, seis varredeiras compactas e 96 sopradores, que vão auxiliar no serviço de varrição mecanizada e.remoção de todo material de propaganda eleitoral,
A lavagem hidráulica dos logradouros vai contar com 12 pipas d’água e dez motobombas com água de reúso. Vale lembrar que a manutenção de rotina no município segue sendo realizada normalmente. As equipes da Comlurb removeram 128,2 toneladas de resíduos das ruas durante o primeiro turno de votação na cidade do Rio de Janeiro.
Além do serviço de limpeza, a Comlurb, assim como fez no primeiro turno, volta a disponibilizar garis para auxiliar no transporte e colocação das urnas eletrônicas nas 46 zonas eleitorais, no sábado (29/10), véspera do segundo turno do pleito. O trabalho é feito a pedido da Justiça Eleitoral e com base em termo de cooperação assinado com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para as Eleições de 2022. As equipes também farão o recolhimento das urnas eletrônicas depois de encerrada a votação no domingo (30/10).
Todos os garis que vão participar desse trabalho assistiram a um vídeo-treinamento com informações e orientações sobre a forma adequada de transportar as urnas eletrônicas. Todo o serviço é realizado sob orientação de técnicos da Justiça Eleitoral e agentes da Polícia Militar.