A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para a folia na cidade, até o dia 10 de março. A Operação Carnaval contará com 7.686 garis, distribuídos entre blocos de rua, bailes populares, Sambódromo e Intendente Magalhães, durante 6 dias, com apoio de cerca de 400 veículos.
No Sambódromo, serão destacados 4.818 garis. A limpeza diurna será realizada do dia 28/02 a 11/03, com 178 funcionários por dia de desfile. A limpeza externa terá por dia 189 garis e a noturna será feita com 258 garis. O serviço inclui a manutenção de toda área interna, como corredores, frisas, arquibancadas e pistas (durante os desfiles, concentração e dispersão); coleta de resíduos e lavagem dos contêineres, e o entorno da Passarela do Samba.
Na rua Intendente Magalhães, onde desfilam as escolas dos Grupos de Acesso, serão mobilizados para a limpeza 60 garis, em cada dia de desfiles, com apoio de 6 veículos.
A limpeza e desinfecção dos postos de saúde instalados ao longo da Passarela do Samba e a coleta dos resíduos biológicos desses postos também ficam a cargo da Comlurb, que destacará 11 garis por dia para os serviços. Os trabalhos serão realizados todos os dias de desfiles, sempre das 16h às 7h.
O sistema de limpeza nos blocos contará com 1.944 garis por dia, centenas de contêineres, 90 sopradores, além de 50 veículos. O planejamento para atender a folia nas ruas é diferenciado, com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão, além da instalação de contêineres ao longo de todo o trajeto.
Com a saída dos foliões, é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo ‘arrastão’, com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também receberão atenção da Companhia.
O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade. As equipes estarão em 16 blocos, do dia 01 até 10 de março, com um total de 361 fiscais, 42 supervisores e 241 guardas municipais.
O valor da multa para quem urinar em vias públicas é de R$ 563,30, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana. Para descarte irregular de pequenos resíduos, como jogar no chão papel de bala ou palito, embalagens de sorvete, garrafas PETs, latinhas de alumínio etc., o valor da multa é de R$ 205,60.
Novos equipamentos para a Comlurb
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apresentou nesta terça-feira (26/02), no estacionamento do Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, a nova frota de máquinas da Comlurb. Esses equipamentos serão usados na melhoria das condições sanitárias e ambientais de comunidades e áreas públicas da cidade.
São 37 novas pás carregadeiras contratadas pela Comlurb em pregão eletrônico, sendo 16 compactas, com capacidade de operação de até 818 quilos, e 21 articuladas, de até 1.800 quilos. Além disso, estão sendo locados 13 reboques, necessários para facilitar a mobilidade das pás compactas.
Os equipamentos serão utilizados nas operações de remoção e limpeza de resíduos em ruas, praças e terrenos baldios, principalmente em comunidades, mas também em bairros das Zonas Norte, Sul e Oeste. Eles ficarão em 28 gerências operacionais da companhia, em pontos estratégicos, para garantir o rápido deslocamento a qualquer área da cidade.
O novo contrato, com duração de 24 meses, inclui os operadores terceirizados das pás, combustível, lubrificante, manutenção e seguro. Entre as diversas vantagens em relação ao equipamento anterior, as pás carregadeiras articuladas são mais silenciosas, rápidas, com baixo impacto sobre o meio ambiente, trocas suaves de marchas e cabine mais espaçosa e confortável.
Já as pás carregadeiras compactas são preparadas para executar as tarefas mais pesadas, grande capacidade de levantamento e comandos ergonomicamente posicionados para uma melhor performance. Todas as 37 máquinas têm ar-condicionado e um moderno sistema de monitoramento por GPS, com transmissão de dados e atualizações a cada 30 segundos, com o objetivo de facilitar a fiscalização da rota por parte da Comlurb.
As máquinas estarão equipadas com dois dispositivos de segurança: alarme sonoro, ativado automaticamente quando acionada a marcha a ré, e sinalizador rotativo de 360°, na capota, ligado toda vez que o equipamento estiver em operação. Eles são fundamentais para garantir a segurança dos garis que estejam em torno do equipamento e de pessoas passando próximo. Além disso, as pás contam com controle de velocidade e de freadas e informações sobre a rota definida para a atividade.