Comlurb recolheu 32 toneladas de lixo das praias da Zona Sul

Lixo, descartado irregularmente em rios e na baía, foi levado para a orla pela maré alta após temporal de terça-feira, (07/02)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação / Comlurb

Equipes da Comlurb estão desde a madrugada desta quinta-feira, (09/02), atuando na remoção de lixo de maré que alcançou as praias da Zona Sul do Rio. Esse tipo de resíduo é trazido para as areias após períodos chuvosos e é resultado do descarte irregular nos rios, encostas e canais. Garis encontraram muito plástico, pedaços de madeira, galhos, sofá e até cobras.

A Comlurb está atuando com apoio de diversos equipamentos, inclusive o novo trator de praia, com implemento acoplado para peneiramento de areia, realizando uma limpeza mais minuciosa, que alcança até 20 cm de profundidade. O trator, além de revolver a areia para ajudar no processo de sanitização e higienização, ainda retira resíduos menores e com potencial de perigo, como cacos de vidro.

“Estamos mobilizados, fazendo a limpeza da areia, vamos conseguir limpar tudo e deixar as praias perfeitas, mas o ponto importante em relação ao lixo de maré é a conscientização. O estrago que faz colocar o lixo no lugar errado, o descarte irregular. Então pedimos, por favor, que a população colabore, jogando o lixo sempre no lugar correto. Não descartem resíduos nas encostas de morros ou em rios porque causa esse problema para a cidade”, alerta o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

A Comlurb mobilizou um contingente de 138 garis na limpeza do lixo de maré das praias do Leblon, Ipanema, Arpoador, São Conrado, Botafogo, Urca, Flamengo, Copacabana e Leme. Foram utilizados 14 tratores, sendo seis com implemento acoplado para o peneiramento da areia, e três caminhões compactadores. A situação mais crítica no final da tarde era a da Praia de Botafogo. As equipes removeram, até as 18h desta quinta-feira, (09/02), 31,7 toneladas de lixo de maré. A Comlurb vai continuar monitorando a orla marítima para atuar, se necessário.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb recolheu 32 toneladas de lixo das praias da Zona Sul
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui