Comlurb recolheu 32 toneladas de lixo das praias da Zona Sul

Lixo, descartado irregularmente em rios e na baía, foi levado para a orla pela maré alta após temporal de terça-feira, (07/02)

Foto: Divulgação / Comlurb

Equipes da Comlurb estão desde a madrugada desta quinta-feira, (09/02), atuando na remoção de lixo de maré que alcançou as praias da Zona Sul do Rio. Esse tipo de resíduo é trazido para as areias após períodos chuvosos e é resultado do descarte irregular nos rios, encostas e canais. Garis encontraram muito plástico, pedaços de madeira, galhos, sofá e até cobras.

A Comlurb está atuando com apoio de diversos equipamentos, inclusive o novo trator de praia, com implemento acoplado para peneiramento de areia, realizando uma limpeza mais minuciosa, que alcança até 20 cm de profundidade. O trator, além de revolver a areia para ajudar no processo de sanitização e higienização, ainda retira resíduos menores e com potencial de perigo, como cacos de vidro.

“Estamos mobilizados, fazendo a limpeza da areia, vamos conseguir limpar tudo e deixar as praias perfeitas, mas o ponto importante em relação ao lixo de maré é a conscientização. O estrago que faz colocar o lixo no lugar errado, o descarte irregular. Então pedimos, por favor, que a população colabore, jogando o lixo sempre no lugar correto. Não descartem resíduos nas encostas de morros ou em rios porque causa esse problema para a cidade”, alerta o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

A Comlurb mobilizou um contingente de 138 garis na limpeza do lixo de maré das praias do Leblon, Ipanema, Arpoador, São Conrado, Botafogo, Urca, Flamengo, Copacabana e Leme. Foram utilizados 14 tratores, sendo seis com implemento acoplado para o peneiramento da areia, e três caminhões compactadores. A situação mais crítica no final da tarde era a da Praia de Botafogo. As equipes removeram, até as 18h desta quinta-feira, (09/02), 31,7 toneladas de lixo de maré. A Comlurb vai continuar monitorando a orla marítima para atuar, se necessário.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui