Comlurb remove quase 80 toneladas de resíduos na 2ª noite de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo

Na área interna da Marquês de Sapucaí foram removidas 55,5 toneladas, sendo 49,8 de orgânicos e 5,7 de materiais potencialmente recicláveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Trabalho da Comlurb no Sambódromo após o fim dos desfiles das escolas do Grupo Especial no Carnaval 2023 - Foto: Comlurb/Divulgação

Equipes da Comlurb removeram 76,5 toneladas de resíduos durante a segunda e última noite dos desfiles das escolas do Grupo Especial, nesta segunda-feira (20/02), no Sambódromo. Na área interna da Marquês de Sapucaí foram removidas 55,5 toneladas, sendo 49,8 de orgânicos e 5,7 de materiais potencialmente recicláveis.

Já a limpeza na área externa gerou 21 toneladas de resíduos. Desde a pré-limpeza da Passarela do Samba, nos dois dias que antecederam a abertura oficial, a quantidade removida de resíduos soma 340,9 toneladas, sendo 315,7 de lixo orgânico e 25,2 de materiais potencialmente recicláveis.

Os desfiles na Nova Intendente, na Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, também na noite de segunda, geraram 7,6 toneladas de resíduos, acumulando 21,8t de lixo desde o início da folia no novo palco do carnaval carioca.

Vale destacar que o grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização está fazendo a abertura do Carnaval da Nova Intendente todos os dias.

Advertisement

Já nos blocos de rua, desde o início do pré-Carnaval, em 04/02, a Comlurb já recolheu 466,2 toneladas de resíduos, sendo 84 nas agremiações desta segunda-feira. Os blocos que registraram mais peso foram Sargento Pimenta (20,6 toneladas) e Corre Atrás (18,6 toneladas).

As equipes do Lixo Zero aplicaram, desde o dia 28/01, 926 multas, sendo 269 por descarte de pequenos resíduos, no valor de R$ 273,09 cada, e 645 por pessoas urinando em via pública (R$ 748,21 cada), e outras 12 em artigos variados da Lei de Limpeza Urbana.

A Comlurb mobilizou para este Carnaval até 3.657 garis por dia. Para a limpeza interna do Sambódromo são até 889 garis diariamente, com o apoio de 21 veículos, sendo 14 caminhões compactadores, quatro basculantes, dois mini basculantes e uma pipa d’água para lavagem da pista com água de reuso. Outros 34 equipamentos estão sendo utilizados: 20 sopradores, 12 mini varredeiras e duas caixas compactadoras. A Comlurb está fazendo o recolhimento dos materiais potencialmente recicláveis na Passarela do Samba, com exceção de latinhas, a cargo de uma cooperativa. Para o serviço de coleta seletiva são 22 garis. Outros 20 estão atuando na limpeza dos sete postos de saúde da Marquês de Sapucaí. Foram instalados 800 contêineres de 240 litros para o descarte correto dos resíduos.

Na área externa, incluindo Terreirão do Samba, são até 145 garis por dia com apoio de dois caminhões compactadores. Foram instalados 100 contêineres de 240 litros. A Avenida Ernani Cardoso, a chamada Nova Intendente, conta com até 131 garis diariamente, atuando com o apoio de seis caminhões compactadores, uma varredeira de grande porte e duas mini-varredeiras. Em toda a área, a Comlurb colocou 200 contêineres de 240 litros. A Comlurb conta com equipes de garis também na limpeza dos bailes oficiais da cidade.

Para atuação nos blocos, são até 2.450 garis por dia nas maiores agremiações. Foram disponibilizados até mil contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros nas concentrações dos blocos. Os veículos de apoio são até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, e 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Já entre os equipamentos estão até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte. A Companhia está usando os pulverizadores costais com eucalipto no final do percurso dos blocos para acabar com os odores nas vias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb remove quase 80 toneladas de resíduos na 2ª noite de desfiles do Grupo Especial no Sambódromo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui