Comlurb remove quase 90 toneladas de resíduos após 2ª noite de desfiles do Grupo Especial na Sapucaí

Considerando todo o Rio, incluindo os blocos, foram mais de 140 toneladas de restos removidos das ruas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gari da Comlurb atuando no Sambódromo no Carnaval 2024 - Foto: Comlurb/Divulgação

Durante os desfiles da última noite de espetáculo das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, nesta segunda-feira (12/02), a Comlurb removeu 86 toneladas de resíduos, sendo 7,5 toneladas de restos potencialmente recicláveis.

Desde a pré-limpeza da Avenida, nos dias que antecederam a abertura oficial da folia, a quantidade removida de resíduos soma 298,2 toneladas, sendo 31 toneladas de materiais recicláveis.

Blocos

Em relação aos blocos, também na segunda, a empresa removeu 59,1 toneladas de resíduos dos cortejos que desfilaram em todas as regiões da cidade.

Os blocos que geraram mais resíduos foram ”Sargento Pimenta”, com 13,2 toneladas; ”Dinossauros Nacionais”, com 3,4t; ”Exagerado”, com 3,2t (todos no Centro); e ”Bloco das Divas”, no Recreio dos Bandeirantes, com 3,5t.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

Vale ressaltar que, desde o período pré-Carnaval, já foram recolhidas 564,7 toneladas de resíduos dos blocos de rua.

Os desfiles na Estrada Intendente Magalhães e na Avenida Chile, além de nos bailes populares nos bairros, geraram 53,6 toneladas de resíduos na noite de segunda-feira, totalizando 102,5 toneladas de resíduos em quatro dias de carnaval.

O grupo Chegando de Surpresa, composto por garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, participa da abertura do Carnaval da Intendente.

Desde o início do Pré-Carnaval e após três dias oficiais de folia na capital fluminense, a Comlurb já contabiliza a remoção de 965,4 toneladas de resíduos em todos os pontos da festa.

Lixo Zero

As equipes do programa Lixo Zero aplicaram, desde o início do Pré-Carnaval, no dia 13/01, 643 multas, sendo 74 por descarte de pequenos resíduos, no valor de R$ 282,38 cada, e 569 por pessoas flagradas urinando em via pública, custando R$ 773,65 cada.

A Comlurb mobilizou para este Carnaval quase 3.700 garis por dia, sendo até 872 para a parte interna do Sambódromo; até 210 para a área externa, incluindo o entorno do Terreirão; até 101 para os desfiles na Intendente Magalhães; e até 2.450 para os blocos e bailes oficiais em toda a cidade.

Os trabalhos de limpeza são realizados com mais de 200 veículos e equipamentos. Em todos os pontos do Carnaval 2024, a Companhia disponibilizou 2.300 contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros para que os foliões possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

Vale destacar ainda que, este ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb remove quase 90 toneladas de resíduos após 2ª noite de desfiles do Grupo Especial na Sapucaí

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui