Comlurb remove quase 90 toneladas de resíduos após 2ª noite de desfiles do Grupo Especial na Sapucaí

Considerando todo o Rio, incluindo os blocos, foram mais de 140 toneladas de restos removidos das ruas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Gari da Comlurb atuando no Sambódromo no Carnaval 2024 - Foto: Comlurb/Divulgação

Durante os desfiles da última noite de espetáculo das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, nesta segunda-feira (12/02), a Comlurb removeu 86 toneladas de resíduos, sendo 7,5 toneladas de restos potencialmente recicláveis.

Desde a pré-limpeza da Avenida, nos dias que antecederam a abertura oficial da folia, a quantidade removida de resíduos soma 298,2 toneladas, sendo 31 toneladas de materiais recicláveis.

Blocos

Em relação aos blocos, também na segunda, a empresa removeu 59,1 toneladas de resíduos dos cortejos que desfilaram em todas as regiões da cidade.

Os blocos que geraram mais resíduos foram ”Sargento Pimenta”, com 13,2 toneladas; ”Dinossauros Nacionais”, com 3,4t; ”Exagerado”, com 3,2t (todos no Centro); e ”Bloco das Divas”, no Recreio dos Bandeirantes, com 3,5t.

Vale ressaltar que, desde o período pré-Carnaval, já foram recolhidas 564,7 toneladas de resíduos dos blocos de rua.

Os desfiles na Estrada Intendente Magalhães e na Avenida Chile, além de nos bailes populares nos bairros, geraram 53,6 toneladas de resíduos na noite de segunda-feira, totalizando 102,5 toneladas de resíduos em quatro dias de carnaval.

O grupo Chegando de Surpresa, composto por garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, participa da abertura do Carnaval da Intendente.

Desde o início do Pré-Carnaval e após três dias oficiais de folia na capital fluminense, a Comlurb já contabiliza a remoção de 965,4 toneladas de resíduos em todos os pontos da festa.

Lixo Zero

As equipes do programa Lixo Zero aplicaram, desde o início do Pré-Carnaval, no dia 13/01, 643 multas, sendo 74 por descarte de pequenos resíduos, no valor de R$ 282,38 cada, e 569 por pessoas flagradas urinando em via pública, custando R$ 773,65 cada.

A Comlurb mobilizou para este Carnaval quase 3.700 garis por dia, sendo até 872 para a parte interna do Sambódromo; até 210 para a área externa, incluindo o entorno do Terreirão; até 101 para os desfiles na Intendente Magalhães; e até 2.450 para os blocos e bailes oficiais em toda a cidade.

Os trabalhos de limpeza são realizados com mais de 200 veículos e equipamentos. Em todos os pontos do Carnaval 2024, a Companhia disponibilizou 2.300 contêineres de 240 litros e 700 caixas metálicas de 1.200 litros para que os foliões possam fazer o descarte correto de seus resíduos.

Vale destacar ainda que, este ano, a Comlurb conta com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada – ano passado eram 800 litros -, doados pela Riotur, para deixar os pontos de passagem dos blocos com cheiro agradável após a lavagem das vias com água de reuso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui