Durante os três fins de semana do Pré-Carnaval 2024, a Comlurb retirou um total de 193 toneladas de resíduos dos blocos de rua. Destacam-se os seguintes blocos como os maiores geradores de resíduos até o momento: Simpatia É Quase Amor, em Ipanema, com 8,7 toneladas; Bloco da Gold, no Centro, com 7,1 toneladas; Spanta Neném, em Ipanema, com 7,1 toneladas; Amigos da Barra, com 7,1 toneladas; Carmelitas, em Santa Teresa, com 6,8 toneladas; Chá de Alice, no Centro, com 6,6 toneladas; Chora Me Liga, no Centro, com 6,1 toneladas; Bloco Me Esquece, no Jardim Botânico, com 6,1 toneladas; Carrossel de Emoções, no Centro, com 5,5 toneladas; Banda da Barra, com 5,5 toneladas; e Bloco da Lexa, no Centro, com 4,6 toneladas. Este ano, a Companhia contou com o importante apoio dos foliões, que colaboraram com as equipes de limpeza e utilizaram os contêineres disponibilizados para descartar corretamente os resíduos.
Durante o carnaval de rua, a Comlurb mobiliza um total de 2.450 garis nos dias com maior concentração de blocos. A Companhia estará presente em todos os eventos, assegurando a limpeza dos espaços públicos para garantir a diversão dos foliões com tranquilidade. O trabalho da Comlurb segue um protocolo operacional específico para cada desfile, levando em consideração a expectativa de público de cada bloco. Os superblocos contam com aproximadamente 300 garis e 600 contêineres para a correta disposição de resíduos, enquanto blocos especiais recebem cerca de 40 garis e 250 contêineres. Para os demais blocos menores, são alocados de 10 a 30 garis e de 10 a 50 contêineres.
A Companhia disponibiliza até mil contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros por dia, nas áreas de concentração dos blocos. Além disso, são operados até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para limpeza das vias com água de reuso por dia. Dentre os equipamentos utilizados diariamente, destacam-se 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.
As equipes operacionais da Comlurb trabalham nas vias principais dos desfiles, bem como em seus entornos, realizando serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres, além da remoção de resíduos. A manutenção ocorre antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a limpeza em modo arrastão.
Durante todo o período de pré-carnaval e carnaval, equipes do programa Lixo Zero permanecem nas ruas. A fiscalização é rigorosa, e aqueles que forem flagrados urinando em via pública serão autuados conforme o artigo 103 A da Lei de Limpeza Urbana, recebendo uma multa no valor atual de R$ 773,65. Da mesma forma, quem for pego descartando pequenos resíduos nas ruas será multado em R$ 282,38, de acordo com o Art. 82.
Gente porcona. Benzadeus.