Comlurb retira 2,5 toneladas de resíduos em ação de limpeza no Manguezal do Caju

Em parceria com a Águas do Rio, o foco do trabalho é a recuperação ambiental do local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Comlurb retira 2,5 toneladas de resíduos

A Comlurb e a concessionária Águas do Rio promoveram um mutirão de limpeza em um trecho do manguezal da Península do Caju. O serviço contou com cinco trabalhadores e um encarregado vinculados à Águas do Rio, e 16 garis e dois agentes de limpeza urbana da Comlurb, e foi realizado sob a supervisão do biólogo Mário Moscatelli, que coordena a recuperação ambiental do local. Foram recolhidas 2,5 toneladas de resíduos, que foram transportadas em um caminhão compactador da Comlurb, O serviço, que começou na quarta, terminou nesta quinta-feira, dia 17.  

O serviço é de suma importância para a recuperação ambiental dos manguezais. A simples retirada do lixo faz a área de manguezal se recuperar muito rapidamente. Com a limpeza, as árvores voltam a produzir sementes, que caem na lama e produzem novas mudas. Esta época do ano é propícia ao florescimento das sementes. Uma das consequências positivas da regeneração é a volta da fauna ao local, principalmente as capivaras.

Segundo Moscatelli, o objetivo é recuperar quatro dos seis hectares e iniciar a ampliação do manguezal em mais 3.6 hectares. As áreas de manguezais são fundamentais para a biodiversidade da Baía de Guanabara, para a questão do sequestro e acúmulo de carbono, bem como sendo a única linha de defesa do litoral em tempos de extremos climáticos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb retira 2,5 toneladas de resíduos em ação de limpeza no Manguezal do Caju
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui