A edição de 2019 do Rock in Rio terá um amplo esquema de transporte para o público chegar e sair do Parque Olímpico, local onde acontece o festival, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.
Isso porque o BRT, o MetrôRio e os ônibus Primeira Classe montaram um esquema especial para atender o público de 700 mil pessoas que irá ao festival durante os dias 27, 28 e 29 de setembro, e 3, 4, 5 e 6 de outubro.
”A experiência do público no Rock in Rio precisa ser completa e isso inclui desde o momento que ele sai de casa até o retorno. A cidade do Rio de Janeiro conta com um sistema de transporte integrado que atende grande demanda do festival. Toda a operação é pensada e executada pelos operadores dos transportes, que são os responsáveis diretos de todo o esquema”, conta Ricardo Acto, VP de Operações do Rock in Rio.
Metrô
O MetrôRio montou uma operação especial para quem for ao Rock in Rio. Em todos os dias de festival, a estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. Já as outras estações, funcionarão durante a madrugada, mas somente para desembarque.
Durante toda a operação especial para o festival, será permitido o embarque com os cartões unitários do MetrôRio e com os cartões RioCard Mais. O valor da passagem unitária é R$ 4,60. Porém, para acessar a integração com o BRT, o cliente deverá ter em mãos um cartão RioCard Mais carregado com saldo suficiente para a ida e volta.
”Para o conforto do cliente que vai ao Rock in Rio, nossa orientação é que ele compre ou recarregue o cartão com antecedência. O valor da tarifa é o mesmo dos outros dias da semana. Montamos um esquema com reforço de trens para ida e volta dos shows. Além disso, haverá aumento de segurança e de atendentes nas estações e a presença de orientadores de fluxo para tirar dúvidas dos clientes”, explicou o diretor de Operações do MetrôRio, Daniel Habib.
BRT
Para chegar à Cidade do Rock, o público poderá usar as linhas especiais que sairão do Terminal Jardim Oceânico direto ao festival ou embarcar em qualquer estação ou terminal dos corredores Transoeste, Transolímpica e Transcarioca, que funcionam 24 horas. Como o Terminal Centro Olímpico atenderá o público do Rock in Rio, a sugestão é sempre procurar qualquer linha/serviço que passe por lá. No site do BRT, está a lista das linhas e estações do sistema.
No Terminal Jardim Oceânico, onde existe a integração com o metrô, haverá sinalização para indicar o local de embarque dos carros que saem direto para a Cidade do Rock, além de atendentes prontos para esclarecerem qualquer dúvida que possa existir.
Assim como nas edições anteriores, nos dias de festival, a estação Rio 2, localizada na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, próxima à Cidade do Rock, ficará fechada entre meia-noite e 5h e a estação Parque Olímpico só estará aberta entre 5h e 11h.
Vale lembrar que a operação do BRT para o evento não acarreta alterações nas linhas usadas diariamente pelos passageiros.
”O BRT transporta a grande maioria do público do Rock in Rio. São cerca de 70 mil passageiros por dia, incluindo os trabalhadores que fazem a festa acontecer. É como embarcar 6 Maracanãs lotados durante todo o festival. Por isso, o serviço será ininterrupto e garantiremos a operação que sempre foi elogiada nas edições anteriores”, conta o presidente executivo do BRT, Luiz Carlos Martins.
Transporte Primeira Classe
O Transporte Primeira Classe foi um sucesso nas edições passadas e esse ano segue como a opção mais confortável de transporte para a Cidade do Rock. São 17 trajetos sem paradas, feitos em ônibus executivos. A opção é a única que deixa os clientes dentro da Cidade do Rock, com uma entrada exclusiva. A volta acontece da mesma forma, saindo direto do parque. A tarifa é a mesma da última edição: R$ 100, com direto a ida e volta. Porém, esse ano, a estrutura irá contar com muito mais conforto para o público. O Primeira Classe conta com o maior terminal rodoviário provisório já montado em um festival de música.
A venda está aberta no site, no app E-Voucher e é feita somente online. Os clientes do Primeira Classe deverão optar pelo ponto de partida, data e horário que desejarem, mas podem retornar em qualquer horário e para qualquer destino (exceto rota de Petrópolis), a partir das 22h, com saídas de uma em uma hora, ou mediante demanda, tendo as últimas saídas até duas horas após o fim das atividades do Palco Mundo.
Todos terão seus próprios vouchers de embarque, que só poderão ser utilizados em dia, horário e ponto de embarque escolhidos durante a compra, e que devem ser vinculados à pulseira de acesso ao festival por meio do aplicativo E-Voucher. Os embarques ocorrerão por ordem de chegada, no dia e horário escolhidos, e a organização recomenda que os passageiros cheguem com, pelo menos, 15 minutos de antecedência do horário marcado.
Riocard Mais é opção para todos os meios de transporte durante o Rock in Rio
Quem optar pelo transporte público para chegar à Cidade do Rock, poderá utilizar o Riocard Mais, o único cartão aceito em todos os meios de transporte.
Para os clientes que já possuem o Riocard Mais, a dica é planejar os gastos necessários para o deslocamento até o Rock in Rio e antecipar a recarga do cartão de transporte. É possível adquirir os créditos pela internet ou em pontos físicos de venda. De forma simples e rápida, o cartão pode ser recarregado pelo site Recarga Fácil ou pelo aplicativo Riocard Mais.
As outras opções são máquinas de recarga, lojas ou pontos credenciados. Os clientes podem verificar o local mais próximo para a compra ou a recarga do seu cartão por meio do mapa virtual do Riocard Mais.
Para facilitar a compra de quem não tiver o cartão nos dias do festival, o Riocard Mais terá um plano especial de venda de um cartão pré-carregado em 26 estações do BRT e do MetrôRio. Para saber mais, deve-se acessar o site do Riocard Mais.
É importante ressaltar que, independentemente da fase de trocas dos antigos cartões pelo Riocard Mais, todos os modelos serão aceitos em ônibus municipais ou intermunicipais, metrô e BRT.