O acompanhamento do cenário para as eleições de 2008 em nossa cidade é um pouco complicado de ser acompanhado pela imprensa, apesar do ano já ter começado de verdade, ou seja, após o carnaval quando a imprensa passa a falar mais de política, ainda assim são poucas as informações sobre o que está acontecendo. Assim tenho de me basear no site dos pré-candidatos e partidos.
Então vamos lá, pegando as principais candidaturas:
Solange Amaral (DEM)
A candidatura da deputada federal é até hoje uma das mais certas de ocorrer. O apoio do PMDB, incluindo já com o nome do provável vice, Leonardo Picciani presidente da CCJ da Câmara Federal, já se consolidou.
De acordo com a coluna Panorama Político de O Globo, sua campanha já tem coordenador político Jorge Picciani (PMDB), presidente estadual do PMDB e presidente da ALERJ, e Rodrigo Maia (DEM), presidente nacional do Democratas. O programa de governo com o secretário de assistência social do município do Rio de Janeiro, Marcelo Garcia (DEM) e com o deputado estadual Carlos Alberto Muniz (PMDB).
Eduardo Paes e Marcelo Itagiba (PMDB)
A candidatura de Eduardo Paes dificilmente, conta praticamente apenas com o apoio do governador Sergio Cabral. Isso se deve muito ao fato de que não é um nome muito confiável politicamente, saiu do grupo de Cesar Maia alegando uma falta de espaço, foi para o PSDB onde se tornou secretário geral nacional, de onde também saiu dizendo que faltava espaço, e agora está no PMDB de onde pode sair, por falta de espaço.
Marcelo Itagiba vem tendo uma candidatura abaixo dos radares, tentando apoio para a convenção do PMDB, mas não acredito que saia candidato sem o apoio de um dos grandes do partido.
Marcelo Crivella (PRB)
Outra candidatura certa, Crivella conta com o apoio da Igreja Universal, já que é bispo da igreja, e isso significa apoio da Rede Record mas, em contrapartida, uma forte oposição da Rede Globo. Conta com o apoio do PT do B, partido pequeno. Sua pré-campanha já começou, o “Cimento Social” que vem sendo feito no Morro da Providência é nome de um dos projetos de Crivella.
Brizolla Neto, Wagner Montes, Miro Teixeira e Paulo Ramos (PDT)
Apesar da liderança nas pesquisas do apresentador de Tv Wagner Montes, há grandes chances do PDT escolher um dos outros três candidatos, liderando a aposta o deputado estadual Paulo Ramos. O candidato só sairá mesmo na convenção partidária, antes disso é especulação.
Alfredo Sirkis e Fernando Gabeira (PV)
Alfredo Sirkis achava sua candidatura como certa dentro do partido, mas isso vem cada dia que passa mostrando que não é verdade. Ano passado já passou a circular que o PV faria um acordo apoiando a candidatura de Chico Alencar (PSol). Sirkis chegou a fazer uma carta mal educada, contra Alencar, dizendo que isso seria apenas um boato. Mas parece que não é um boato e que corre o risco de sua candidatura não vingar.
Outro fato novo é um movimento pedindo a candidatura de Gabeira nestas eleições, o que deve estar deixando Sirkis mais mal humorado do que de costume.
Chico Alencar (PSol)
Mais uma candidatura muito provável, o deputado federal pelo PSol deve vir de qualquer forma. Um partido como o dele se importa mais em aparecer, no bom sentido, do que em ganhar. Não acredito que fará alianças para ficar na posição de vice, e olhe que muitos partidos estão procurando o PSol para fazer chapa.
Andréa Gouvêa Vieira, Otávio Leite, Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB)
Nada certo até agora, foi feita uma reunião recentemente entre os três pré-candidatos para encontrar um consenso, mas nada aconteceu. Agora, pelo estatuto do PSDB, ficará a cargo da Executiva Nacional do partido. Ou seja, as chances de Andréa Gouvêa que já eram poucas, caiu a zero. Ficando entre os nomes de Otávio Leite e Luiz Paulo, com mais chances para Otávio que já foi ex-vice prefeito. Mas quem sabe pode acontecer uma composição com outro partido…
Denise Frossard (PPS)
De acordo com o partido eles ainda não desistiram da candidatura da ex-juíza, e estão buscando aliança com o PDT, PSol, PSDB, PV e PHS. Ou seja, o que vier é lucro…
Alessandro Molon, Edson Santos, Benedita, Wladimir Palmeira (PT)
A inscrição para as pré-candidaturas do partido vai até o dia 19 de fevereiro. Mas devem ser apenas estes quatro os com chance de serem indicados pelo partido na convenção. Boatos dizem que Edson Santos deve ser o candidato, mas o nome de Molon e Benedita não podem ser descartados, apesar da Benedita desde que perdeu para governador em 2002 tem ido politicamente ladeira a baixo.
Jandira Feghali (PCdoB)
É quase certa, mas como mostra ruim de chegada e teve sua chance ao Senado em 2006 e a Prefeitura do Rio em 2004, e fez ano passado uma aliança com PDT e PRB, pode ser que prefira apoiar alguém com mais chance.
Ou seja
Candidato hoje tem, Solange Amaral (DEM), Chico Alencar (PSol) e Marcelo Crivella (PRB). De todos os outros só mesmo até abril saberemos, mas parece que vai ser uma eleição com muitos candidatos.