Com a chegada do Réveillon de Copacabana, a Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de transportes para receber o público, que este ano é esperado para superar os 2 milhões de pessoas, segundo dados da Polícia Militar. A principal opção para os foliões será o metrô, que montou uma mega operação para transportar o maior número de passageiros possível, mas os ônibus também terão um papel fundamental, com ajustes específicos nas linhas e itinerários.
O metrô segue sendo a opção mais eficiente para quem deseja chegar a Copacabana, especialmente por sua capacidade de atender a um público tão grande, sem complicações. Para o Réveillon, a operação será reforçada, com aumento no número de composições, especialmente na Linha 1, que atende a Zona Sul e o bairro de Copacabana, facilitando o acesso à orla. As três estações de Copacabana, em particular, serão as mais movimentadas.
Ônibus: Esquema Especial
Para quem optar pelo ônibus, o esquema preparado pela Secretaria Municipal de Transportes e a Mobi Rio prevê alterações no trânsito e itinerários, principalmente na Zona Sul. A partir das 19h30 até as 22h do dia 31 de dezembro, apenas ônibus e táxis terão acesso a algumas áreas de Copacabana e suas imediações.
Terminais de Ônibus:
- Enseada de Botafogo (Avenida das Nações Unidas):
- Linha 100 – com destino à Central do Brasil e atendimento à região do Centro.
- Linha 167 – com destino ao Terminal Gentileza e atendimento à Rodoviária.
- Linha 483 – com destino à Penha.
- Linha 492 – com destino à Ilha do Governador.
- Praia de Botafogo (Pista sentido Centro):
- Destinado para quem vai para a região da Grande Tijuca e Grande Méier.
- Ipanema (Rua Prudente de Morais):
- Praça General Osório:
- Linha 552 – com destino ao Terminal Alvorada e atendimento à região da Barra.
- Linha 553 – com destino ao Recreio.
- Linha 554 – com destino às Piabas, com atendimento à região das Vargens.
- Rua Prudente de Morais, 302:
- Linha 557 – com destino ao Rio das Pedras.
- Linha 539 – com destino à Rocinha.
- Praça General Osório:
Após as 22h, serão dois terminais principais para embarque:
- Terminal Enseada de Botafogo – próximo ao Botafogo Praia Shopping, com linhas para o Centro, Terminal Gentileza, Penha e Ilha do Governador.
- Terminal Ipanema – na Rua Prudente de Morais, para quem vai para Alvorada, Recreio, Vargens, Rocinha e Rio das Pedras.
Modificações nos Itinerários das Linhas de Ônibus
A operação das linhas de ônibus sofrerá ajustes específicos:
- Linhas que passam por Copacabana: As linhas 426 (Usina x Jardim de Alah, via Túnel Santa Bárbara), 432 (Vila Isabel x Gávea, via Túnel Santa Bárbara) e 435 (Grajaú x Gávea, via Túnel Santa Bárbara) terão seus itinerários alterados, seguindo pela Rua São Clemente, Largo dos Leões, Rua Humaitá e outras vias, evitando a orla.
- Linhas que circulam pela Rua da Passagem: Essas linhas, como 433 (Vila Isabel x Botafogo via Lapa) e 456 (Norte Shopping x Botafogo), terão seus trajetos alterados pela Rua São Clemente.
Reforço na Frota de BRTs
Para garantir a mobilidade durante o Réveillon, os BRTs também terão a operação reforçada. Ao todo, 123 veículos adicionais serão integrados às linhas estratégicas, operando de 18h de 31 de dezembro até as 6h de 1º de janeiro.
- Linha 17 – Campo Grande x Santa Cruz (Parador).
- Linha 22 – Alvorada x Jardim Oceânico (Parador).
- Linha 28 – Pingo D’Água x Curral Falso (Parador).
- Linha 51 – Deodoro x Recreio (Parador).
- Linha 60 – Deodoro x Gentileza (Parador).
- Linha 67 – Campo Grande x Deodoro (Parador).
- Linha 68 – Bangu x Deodoro (Parador).
- Linha 80 – Deodoro x Penha (Parador)