Como irritar um carioca? Revista inglesa publica lista com dicas para evitar situações no Rio

Uma edição especial da revista Time Out publicou uma lista bem-humorada com o título "Como irritar um carioca". O texto alerta que as dicas podem ser usadas justamente para evitar as tretas, mas que a escolha, claro, é do visitante

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do bairro do Flamengo e do Centro do Rio- Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Uma edição especial da revista inglesa Time Out focou no Rio, pensando no público do G20. Nela, foi publicada uma lista bem-humorada com o título “How to annoy a Carioca” (Como irritar um carioca). Na introdução da lista, a publicação alerta seus leitores de que as dicas podem ser usadas justamente para evitar as tretas, mas que a escolha, claro, é do visitante.

Na lista, um dos tópicos é sobre falar mal da cidade. O Rio tem muitos problemas e o carioca reconhece… mas só carioca pode falar mal. Na mesma linha do primeiro conselho, a revista chama a atenção de que ficar por aí sugerindo que a cidade é perigosa pode não ser a melhor forma de fazer amigos. O artigo aposta que a resposta virá na ponta da língua com algo na linha de que “toda grande cidade tem seus problemas com segurança” e que “pesquisas mostram que as coisas estão melhorando por aqui”.

Outro ponto citado pela lista é insinuar que São Paulo é melhor que o Rio em qualquer aspecto. Ou pedir uma bolacha em vez de um biscoito que, obviamente, é a forma correta de chamar o produto. Outro detalhe importante que o texto destacou: jamais criticar o uso de chinelos de dedo, independente do local.

Também deve ser evitado, segundo a publicação, sugerir, numa conversa, que os moradores do Rio são, podemos dizer, preguiçosos. Falar mal das cervejas ou das comidas de botecos, ou ainda criticar os famosos “pé sujos” também não são recomendados. Por último, mas não menos importante, a lista avisa para jamais tratar com desdém ou falar mal do samba.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Como irritar um carioca? Revista inglesa publica lista com dicas para evitar situações no Rio

36 COMENTÁRIOS

  1. Claro,que se alguém falar mal da cultura ou da cidade em que temos o orgulho de morar, é recebido como ofensa.Imagina se chegamos onde esse pessoal mora e falamos mal de seus abitos,cultura e costumes.

  2. Sou do Rio… E, por segurança e prudência (medo) não vou falar mal.
    Só coisas boas…
    …. Pesquisando…
    …. Pesquisando…
    …. pesquisando…
    …. pesquisando…
    ….. pesquisando…

    Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  3. É muita infantilidade isso não acho graça, é xenofobia!!! Então faça algo pra irritar essas merdas de gringo, posso começar falando sobre 11/09?

  4. Sou carioca da gema e tenho orgulho do meu Rio de Janeiro, ando de havainas adoro calor estar bronzeado de bem com a vida e tomar minha cerveja bem gelada no pé sujo, gosto não se discute.

  5. Sou carioca da gema, adoro o calor estar bronzeado usar havainas e estar de bem com a vida com sorriso no rosto e curtir a cidade maravilhosa e principalmente tomar uma cerveja bem gelada no pé sujo e torcer pelo flamengo.

  6. Sinceridade é uma coisa, indelicadeza é diferente… Pra que visitar um lugar, guiado por uma pessoa que é nativa e fazer questão de falar mal do lugar e do povo desse lugar? No mínimo, desnecessário …

  7. Esses dia uma blogueira em alimentação, veio ao Rio para ser madrinha de casamento. Passando pela Brasil, fotografou dois policiais em uma moto, um deles, carregava um fuzil (que ela chamou de metralhadora), a legenda da foto: Advinha onde estou? E colocou um emoji de medo em seguida. Eu pergunto: Se está com medo, porque veio? Aff, sem paciência.

  8. Sou carioca, detesto samba, carnaval, Lapa, não sou preguiçosa , trabalho muito,o RJ é perigoso,como qualquer outro lugar, só saber ficar esperto,e aí?agora vem visitar minha cidade,melhor não dar piruada,pq é casa do outro.

  9. Falar mal de qualquer cidade estando nela, não é legal.
    Falar mal de seus traços culturais visitando uma cidade qualquer, também não é bom.
    Querer impor outros costumes onde você é visitante é até falta de educação.
    Assim sendo, o carioca está sendo apenas protetor, como todo mundo é em relação ao seu “lugar”.

  10. Fatos: São Paulo nunca será melhor q o Rio.
    Samba é ruim.
    O correto é biscoito.
    Rio, de fato, é perigoso (pelo menos a capital – pra quem realmente conhece o estado).
    Carioca não é preguiçoso, mas é folgado e se acha muito.

    • E aí? Gosto não se discute. Se não gosta, pra que falar mal? Desnecessário. Sou carioca, gosto de São Paulo. Já passei férias em São Paulo quando jovem com primos paulistas. Nossa, amei demais. Eles, quando viam ao Rio, levava-os pra passear TB. Nossa, que saudade. Em São Paulo, alguns idiotas ficavam comparando, ironizando, falando gíriaao extremo. Eu ignorava por educação, não dava a mínima até que paravam e a gente se entendia. O resto era festa, carinho e admiração mútua. Pra mim, S. Paulo não é melhor que o Rio e nem o Rio é melhor que São Paulo. São cidades com estórias diferentes, sotaques diferentes… Ambas se completam. Há muitos cariocas em São Paulo e muitos paulistas no Rio. Isso é Brasil?

  11. Outra coisa que não se deve falar: “que não suporta calor”, “tomará que chova”, NUNCA reclame das altas temporadas, do clima quente. (Vão mandar vc voltar p sua cidade). Isso vai te tirar das rodas de conversa kkkk.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui