Companhia aérea Gol é autorizada a operar voos no Santos Dumont mesmo com visibilidade reduzida

Empresa conseguiu, de maneira definitiva, a certificação necessária para tal, intitulada de RNP-AR DP

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de avião da Gol - Foto: Reprodução

Na última terça-feira (06/02), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, de maneira definitiva, a companhia aérea Gol a realizar procedimentos especiais de decolagem por instrumentos RNP-AR DP no Aeroporto Santos Dumont (SDU), na região central do Rio de Janeiro.

O RNP-AR DP é um procedimento de decolagem de última geração, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Força Aérea Brasileira (FAB), que possibilita decolagens seguras mesmo em caso de condições meteorológicas restritivas de teto e visibilidade.

Vale ressaltar que as decolagens no SDU estão autorizadas a ocorrer somente quando as condições meteorológicas apresentam o mínimo de 700 pés de teto (altura das nuvens) e 4 mil metros de visibilidade. Com o RNP-AR DP, porém, ficam permitidas decolagens com teto zero, sendo necessário apenas 800 metros de visibilidade.

O processo de certificação da Gol para tal procedimento teve início em 2023. Para a obtenção da certificação final, foi preciso alterar manuais e procedimentos operacionais; realizar testes e demonstrações em simuladores de voo; treinos teóricos e práticos para pilotos; e um período de validação e análise de dados obtidos em operações reais no Santos Dumont.

Advertisement

Leia também

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Vale ressaltar que os pilotos que operam no SDU passam por treinamentos específicos. Até o fim de maio, no entanto, todos estarão devidamente qualificados para o novo procedimento.

”Com a certificação RNP-AR DP, oferecemos aos nossos clientes ainda mais qualidade e previsibilidade no Santos Dumont e, consequentemente, em toda a malha aérea da Gol. O novo procedimento evitará atrasos e cancelamentos por motivos meteorológicos, principalmente durante a temporada de inverno carioca, época propícia à ocorrência de nuvens baixas e formação de nevoeiros”, explicou André Cruz, diretor da Gol.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Companhia aérea Gol é autorizada a operar voos no Santos Dumont mesmo com visibilidade reduzida

Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui