A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (20), o ecoponto da comunidade Nova Esperança, no Complexo da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, Zona Oeste da capital. O equipamento é composto caixa metálica, destinada ao depósito de lixo domiciliar; e duas caixas menores para entulho. O ecoponto fica na Rua Bocaiúva Cunha s/nº e funcionará das 7h às 19h.
Com a instalação dos equipamentos, a Comlurb pretende revitalizar lugares da cidade que estejam degradados e que sofram as consequências do descarte ou coleta irregular de lixo e outros resíduos, como entulho. Com um ambiente mais limpo e ordenado, o poder público municipal espera controlar vetores de doenças e gerar maior bem-estar à população. O equipamento instalado na Gardênia Azul é o terceiro dos 25 ecopontos que serão instalados este ano. Em 2022, foram inaugurados 20.
O presidente da companhia, Flávio Lopes, conclamou os moradores da região a cuidarem do ecoponto, utilizando-o de forma adequada. Para ele, o descarte adequado dos resíduos certamente impactará na saúde das pessoais residentes no complexo.
“Esse ecoponto é para tentar trazer mais qualidade de vida e saúde para os moradores, por meio da ordenação e da coleta do lixo. Precisamos da ajuda de todos para manter a conservação do local. Não é da Comlurb, não é da Prefeitura, isso é dos moradores. É dinheiro público. Para ajudar no processo de conscientização, sempre trazemos para eventos e inaugurações o grupo musical Chegando de Surpresa, formado por garis. É a ferramenta que nós temos, de arte e de música, pintura, para levar conscientização e reforçar o trabalho que fazemos no dia a dia”, disse Flávio Lopes.
A subprefeitura de Jacarepaguá, Marli Peçanha, ressaltou que cuidar da coleta de lixo em uma região populosa, como a Gardênia Azul, é um grande desafio. Para ela, a instalação do ecoponto representa uma real oportunidade de ordenamento local.
“A instalação do ecoponto da Comlurb significa muito para a nossa região. Cuidar do lixo não é fácil. Conheço cada cantinho do Gardênia Azul e vamos continuar trabalhando, levando as melhorias ao morador. Precisamos parar de falar que comunidade só tem coisa ruim, comunidade é lugar de muita coisa boa. Mas precisamos da ajuda de todos da população, com cada um fazendo a sua parte – reforça a Subprefeitura de Jacarepaguá”, afirmou a subprefeitia.
Morando no complexo há 20 anos, Misaque Pacheco relatou que o descarte irregular de lixo, no terreno vizinho ao prédio onde mora, gerava um cheiro terrível, além de atrair ratos e insetos que, muitas vezes, invadiam as residências. Segundo Pacheco, a Comlurb chegava a recolher 30 toneladas de lixo semanalmente.
“Estou muito agradecido, é gratificante ver o que foi feito pela comunidade. A gente pediu muito por isso, e a Comlurb atendeu. Agora cabe a nós moradores colaborar, fazendo o descarte correto e preservando o espaço”, celebrou Misaque.