Complexo da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, ganha ecoponto para descarte de lixo

Com os equipamentos, a Comlurb pretende revitalizar lugares da cidade que estejam degradados e que sofram com descarte irregular de lixo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (20), o ecoponto da comunidade Nova Esperança, no Complexo da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, Zona Oeste da capital. O equipamento é composto caixa metálica, destinada ao depósito de lixo domiciliar; e duas caixas menores para entulho. O ecoponto fica na Rua Bocaiúva Cunha s/nº e funcionará das 7h às 19h.

Com a instalação dos equipamentos, a Comlurb pretende revitalizar lugares da cidade que estejam degradados e que sofram as consequências do descarte ou coleta irregular de lixo e outros resíduos, como entulho. Com um ambiente mais limpo e ordenado, o poder público municipal espera controlar vetores de doenças e gerar maior bem-estar à população. O equipamento instalado na Gardênia Azul é o terceiro dos 25 ecopontos que serão instalados este ano. Em 2022, foram inaugurados 20.

O presidente da companhia, Flávio Lopes, conclamou os moradores da região a cuidarem do ecoponto, utilizando-o de forma adequada. Para ele, o descarte adequado dos resíduos certamente impactará na saúde das pessoais residentes no complexo.

Esse ecoponto é para tentar trazer mais qualidade de vida e saúde para os moradores, por meio da ordenação e da coleta do lixo. Precisamos da ajuda de todos para manter a conservação do local. Não é da Comlurb, não é da Prefeitura, isso é dos moradores. É dinheiro público. Para ajudar no processo de conscientização, sempre trazemos para eventos e inaugurações o grupo musical Chegando de Surpresa, formado por garis. É a ferramenta que nós temos, de arte e de música, pintura, para levar conscientização e reforçar o trabalho que fazemos no dia a dia”, disse Flávio Lopes.

Advertisement

A subprefeitura de Jacarepaguá, Marli Peçanha, ressaltou que cuidar da coleta de lixo em uma região populosa, como a Gardênia Azul, é um grande desafio. Para ela, a instalação do ecoponto representa uma real oportunidade de ordenamento local.

“A instalação do ecoponto da Comlurb significa muito para a nossa região. Cuidar do lixo não é fácil. Conheço cada cantinho do Gardênia Azul e vamos continuar trabalhando, levando as melhorias ao morador. Precisamos parar de falar que comunidade só tem coisa ruim, comunidade é lugar de muita coisa boa. Mas precisamos da ajuda de todos da população, com cada um fazendo a sua parte – reforça a Subprefeitura de Jacarepaguá”, afirmou a subprefeitia.

Morando no complexo há 20 anos, Misaque Pacheco relatou que o descarte irregular de lixo, no terreno vizinho ao prédio onde mora, gerava um cheiro terrível, além de atrair ratos e insetos que, muitas vezes, invadiam as residências. Segundo Pacheco, a Comlurb  chegava a recolher 30 toneladas de lixo semanalmente.

“Estou muito agradecido, é gratificante ver o que foi feito pela comunidade. A gente pediu muito por isso, e a Comlurb atendeu. Agora cabe a nós moradores colaborar, fazendo o descarte correto e preservando o espaço”, celebrou Misaque.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Complexo da Gardênia Azul, em Jacarepaguá, ganha ecoponto para descarte de lixo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui